Caminhar, literalmente, por obras como "Girassóis", "Noite estrelada" ou "Quarto em Arles", do pintor holandês Van Gogh, vai ser possível no Atelier des Lumières, o primeiro centro de arte digital de Paris, França. A partir de 22 de fevereiro e até 31 de dezembro, "Van Gogh, A Noite Estrelada" é uma verdadeira viagem no tempo até à vida e obra do pintor holandês. Tudo isto graças a uma exposição visual e sonora.

"O itinerário temático traça as diferentes etapas da vida do artista, as suas estadias em Arles, Paris ou Saint-Rémy-de-Provence. O visitante viaja para o coração das obras, desde os seus primórdios e a sua maturidade, como as paisagens ensolaradas, os noturnos, os retratos e as naturezas-mortas", pode ler-se no site da galeria. Ao mesmo tempo, serão também apresentados comentários relacionados com as obras.

Vai poder caminhar, literalmente, por obras como 'Girassóis', 'Noite estrelada' ou 'Quarto em Arles'.

No espaço com 3.300 metros quadrados, as pinturas de Van Gogh — que morreu em 1890 e foi um dos mais famosos e influentes pintores da história da arte ocidental — vão ser projetadas em paredes com dez metros de altura e no chão. Segundo o jornal brasileiro "O Globo", o objetivo é "ressaltar a força do desenho e as suas riquezas cromáticas. Os quadros parecem vivos, e a impressão é que se está a caminhar no seu interior".

Para a projeção das obras, que vai ser feita em 360 graus, é utilizada uma tecnologia chamada AMIEX, que permite que as imagens digitais sejam transmitidas em alta resolução e depois colocadas em movimento ao ritmo da música. É instalada uma centena de projetores de vídeo.

As imagens impressionantes do grafitter português que está a fazer sucesso na internet
As imagens impressionantes do grafitter português que está a fazer sucesso na internet
Ver artigo

A exposição visual e sonora foi produzida e dirigida por Gianfranco Iannuzzi, Renato Gatto e Massimiliano Siccardi, com a colaboração musical de Luca Longobardi. É um projeto da empresa cultural Culturespaces.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.