Ainda não tínhamos entrado no século XX quando Joaquín Guzmán, mais conhecido como El Chapo, foi julgado pela primeira vez. Após ser condenado, em 1993, a 21 anos na prisão de alta segurança de Puente Grande, na Guatemala, Guzmán conseguiu fugir em 2001. Em 2014 foi capturado e voltou à prisão, desta vez na Cidade do México, mas por pouco tempo, já que conseguiu escapar novamente. Só em 2016, após várias tentativas, seria definitivamente capturado e enviado, um ano mais tarde, para os Estados Unidos.

Agora, ao fim de 11 semanas de julgamento, Joaquim Guzmán foi considerado culpado em Brooklyn, Nova Iorque, esta terça-feira, 12 de fevereiro. Acusado de dez crimes, entre os quais tráfico de droga, associação criminosa, lavagem de dinheiro e vários homicídios, a sentença será conhecida a 25 de junho. O líder do cartel de Sinaloa poderá ser condenado a prisão perpétua.

Segundo divulga a agência Reuters, Guzmán não mostrou qualquer emoção ao ouvir o veredicto, deliberado pelos júris durante sete dias, mantendo-se sentado e imóvel. Em 300 mil páginas e 117 mil gravações de áudio constam centenas de factos que serão utilizados como provas contra o traficante. Entre dados mais ou menos conhecidos, descubra as revelações mais surpreendentes feitas por antigos funcionários de Guzmán, antigos parceiros de negócios, num total de 56 pessoas do lado da acusação.

1. Armas banhadas a ouro e cravadas com diamantes

Durante o processo, testemunhas revelaram que El Chapo era detentor de uma arma banhada a ouro. Foi ainda exibida aos júris uma pistola de calibre 38 que, consta, teria sido usada pessoalmente por El Chapo. Mas a coleção de armas do traficante ia muito mais longe — uma das testemunhas revelou ainda que, em 2005, chegou mesmo a praticar tiro ao alvo com uma bazuca, durante um viagem de férias com a família.

2. Abusos sexuais frequentes

Alex Cifuentes, ex-traficante Colombiano que cruzou caminho com El Chapo, revelou que uma mulher conhecida como Comadre María enviava fotos de jovens adolescentes ao traficante. Por cada rapariga escolhida e enviada, María recebia cerca de 4.500€. Guzmán drogava e violava as jovens, algumas com apenas 13 anos, pois julgava que sexo com mulheres muito novas poderia melhorar o seu estado de saúde.

3. Subornos presidenciais

A mesma fonte afirma ainda que o suborno era um método de negociação frequente. Numa lista onde constariam polícias e vários tipos de agentes de segurança norte-americano, Cifuentes aponta ainda Enrique Peña Nieto e Felipe Calderón, ambos antigos presidentes do México, como pessoas que receberam largas quantias de dinheiro do traficante.

4. Um jardim zoológico particular

Casas na praia, iates e até um jardim zoológico faziam parte da longa lista de propriedades materiais de El Chapo. O Zoo, construído na década de 1990, foi instalado num terreno onde já existia uma mansão, e tinha um comboio que levava os convidados a percorrer todo o espaço. O local abrigava leões, tigres, crocodilos e outros animais selvagens.

As traições, o luxo e a fuga mais famosa do mundo. 9 histórias reveladas no julgamento de El Chapo

5. Primo serve de exemplo e é assassinado

Certo dia Juan Guzmán, primo de El Chapo, disse a este último que estaria fora da cidade mas foi visto pouco tempo depois, num parque local. O traficante decidiu então utilizar o primo como exemplo do que aconteceria a quem mentisse.

6. Fugas inusitadas

Em 2014, El Chapo encontrava-se escondido numa propriedade com Lucero Lopez, sua amante. A mesma confessou em tribunal que quando o exército mexicano descobriu o seu paradeiro, Joaquín fugiu por um túnel escondido por baixo da banheira, sem ter tempo de se vestir.

7. Assassinatos violentos

Isaias Rios, ex guarda-costas do traficante, diz que assistiu ao assassinato de três pessoas, levado a cabo pelo, na altura, seu chefe. Segundo conta, todas elas foram mortas com extrema violência, acusadas de traição por entrarem num cartel rival. Rios revelou que os homens foram espancados por mais de três horas, utilizando uma arma e pedaços de paus. Depois, El Chapo mandou Rios levar as vitimas para um local onde existia uma fogueira e atirá-las ao fogo, enquanto ainda estavam vivas.

Isaias contou ainda o caso de um homem cujo corpo foi integralmente queimado com um acendedor de cigarros de veículos. Após a tortura, foi enjaulado durante dias, amarrado e vendado, até que a pele entrasse em decomposição. O homem foi ainda baleado, antes de ser enterrado vivo.

20 anos depois, o que é feito do Casal Ventoso?
20 anos depois, o que é feito do Casal Ventoso?
Ver artigo

8. Assassinado por não apertar mão a El Chapo

Rodolfo Fuentes era um membro do Cartel Juarez que foi assassinado à saída de um cinema, em 2004, apenas porque não quis apertar a mão de El Chapo durante uma reunião. A revelação é feita por Jesús Zambada, irmão de Ismael "El Mayo" Zambada, suposto parceiro de Guzmán na direção do Cartel de Sinaloa.

9. A fuga mais famosa de El Chapo

Depois de ter escapado às autoridades uma vez, El Chapo repetiu o feito em 2015. O plano de fuga incluiu um túnel de dez metros de profundidade, cavado durante meses, instalado debaixo do ralo de um chuveiro na prisão de alta segurança de Altiplano. Depois de descer o túnel, El Chapo tinha uma bicicleta adaptada que percorria um trilho de 1,6 quilómetros até chegar à saída. Os filhos mais velhos e a mulher foram os principais cúmplices de Guzmán.