Royal Albert Hall, em Londres, Inglaterra, recebeu este domingo, 10 de fevereiro, mais uma edição dos British Academy Film Awards, mais conhecidos por BAFTA. A British Academy of Film and Television Arts é a instituição responsável por, todos os anos, distinguir o que de melhor se faz no cinema, televisão e audiovisual britânico.

Conhecidos como os Óscares britânicos, os BAFTA são uma das principais premiações da Award Season. Nomes como Lily Collins, Lucy Boynton, Rami Malek, Timothee Chalamet ou Claire Foy pisaram a passadeira vermelha e assistiram à entrega dos prémios, que decorreu entre as 17 e as 23 horas. Em Portugal, a transmissão esteve a cargo da SIC Caras.

Além da ausência de Lady Gaga, que acabou por ser reconhecida com o prémio de Melhor Banda Sonora com "Assim Nasce uma Estrela", e o desfile de nomeados, a cerimónia ficou marcada pela presença dos Duques de Cambridge — William e Kate Middleton. Na qualidade de presidente dos BAFTA, William foi responsável pela entrega do prémio Fellowship Award, considerado o mais alto reconhecimento na área do cinema, televisão e jogos. Nesta edição, o galardão foi atribuído à editora de cinema norte-americana, Thelma Schoonmaker.

A 72.ª edição dos prémios BAFTA foi transmitida em 14 países passando pelos públicos europeus, americanos, africanos, asiáticos. Além das transmissões televisivas, os utilizadores da internet tiveram ainda acesso a várias imagens que mostram aquilo que se passa por detrás das câmaras. Desde os momentos de preparação para pisar a passadeira vermelha, até ao convívio entre convidados, mostramos-lhe na galeria o que as celebridades revelaram nos bastidores dos BAFTA 2019.