Quantas vezes é que já ouvimos dizer que não devemos saltar o pequeno-almoço? Que esta é a refeição mais importante do dia? Muitas. Ideias como estas são, muitas vezes, perpetuadas por anúncios publicitários, nomeadamente pela indústria dos cereais "de pequeno-almoço".

Contudo, um estudo divulgado a 30 de janeiro indica que, em certos casos — como por exemplo, quem se encontra numa fase de perda de peso — o pequeno-almoço pode não ser benéfico. Na verdade, até pode prejudicar os resultados pretendidos.

O estudo baseia-se numa revisão sistemática e de meta-análise (procedimento estatístico que combina resultados de vários estudos) de ensaios clínicos realizados entre janeiro de 1990 e janeiro de 2018. Verificou-se uma ligeira diferença no peso, favorecendo os que não tomaram o pequeno-almoço. "Este estudo sugere que a inclusão do pequeno-almoço pode não ser uma boa estratégia para a perda de peso (...). É necessário ter cuidado ao recomendar o pequeno-almoço para perda de peso em adultos, pois isso pode ter o efeito oposto", pode ler-se.

Em entrevista à MAGG, o nutricionista Hugo Amaro considera que a primeira refeição do dia é necessária, no entanto é preciso ter em atenção a questão individual e nunca generalizar. "Não se trata de dizer que deve ser tomado ou não [o pequeno-almoço]. Aquilo que defendo é que devemos olhar sempre para a questão individual. Devemos olhar para um plano alimentar com o intuito de personalizá-lo, tendo em conta a pessoa que temos à nossa frente, pois para essa pessoa poderá fazer todo o sentido tomar o pequeno-almoço e para outra não".

Do mesmo modo, há que ter em atenção outros fatores que fazem parte do dia a dia de cada pessoa, como os horários, o tipo de trabalho e até as próprias preferências pessoais. A partir daí, é necessário perceber que refeições é que "podem potenciar o estilo de vida de cada pessoa".

Tal como qualquer outra refeição, o pequeno-almoço não é, assim, fundamental. "O pequeno-almoço não é essencial, mas sim a forma como conjugamos todas as nossas refeições ao longo do nosso dia, de modo a promover o objetivo corporal que queremos e o objetivo de saúde que pretendemos".

Jejum intermitente. Resulta? Funciona com todos? Especialistas explicam tudo
Jejum intermitente. Resulta? Funciona com todos? Especialistas explicam tudo
Ver artigo

Contudo, não há obrigatoriedade de saltar o pequeno-almoço mesmo para pessoas que se encontram em fase de perda de peso, sendo antes necessário garantir que se está em défice calórico, isto é, está a "ingerir uma menor quantidade de calorias do que aquela que gasta por dia". Para Hugo Amaro, este é mesmo o principal fator.

"Tomar o pequeno-almoço pode ser uma boa estratégia para as pessoas que comecem o seu dia bastante cedo;, que tenham dificuldades em ingerir alimentos em horas mais tardias do dia e que seja algo natural e se tenha gosto em fazê-lo", afirma o nutricionista.