"Conspirações da Bíblia", um documentário da Amazon, fez revelações surpreendentes e que contrariam uma história dada como certa no mundo do cristianismo: o "filho de Deus" afinal chama-se Apolónio e é de nacionalidade grega. "Tanto Jesus como Apolónio eram pregadores e supostamente realizaram milagres no primeiro século depois de Cristo. Ambos são descritos como tendo longas barbas", pode ler-se no site do "Daily Mail" esta segunda-feira, 11 de fevereiro.

Segundo o "The Sun" escreve este domingo, 10, Apolónio nasceu na mesma época que Jesus, na Anatólia Central (uma região da Turquia) e ambos têm várias semelhanças, como por exemplo realizar milagres, pregar os mesmos ideais e possuírem um grande número de seguidores leais. No entanto, o documentário afirma que verdadeiro "filho de Deus" foi Apolónio.

[postblock id="j3s201lxz" dfvd]

No documentário são feitas outras reivindicações. “Há, de facto, um homem que pode ser encontrado em textos fora da Bíblia que depois a Igreja não conseguiu erradicá-lo da história. Chama-se Apolónio e nasceu no terceiro ou quarto ano antes de Cristo, em Tyana, na Anatólia. Tornou-se discípulo de Pitágoras renunciando à carne, ao vinho e às mulheres. Não usava sapatos e deixava crescer o cabelo e a barba".

"Conspirações da Bíblia", da Amazon Prime, vai ainda mais longe e afirma que há provas de que Apolónio existiu. “Ele [Apolónio] supostamente restaurou a vida aos mortos e falou de coisas além do alcance humano. E, ao contrário de Jesus, há evidências que provam que Apolónio realmente existiu".

O novo documentário de crime da Netflix é para os fãs de histórias insólitas (e inacreditáveis)
O novo documentário de crime da Netflix é para os fãs de histórias insólitas (e inacreditáveis)
Ver artigo

O documentário não reuniu o consenso por parte do público, mas foram os comentários negativos que sobressaíram no site da Amazon. "Peça de opinião altamente tendenciosa. Não é uma análise objetiva. Uma miscelânea de verdades, meias-verdades, falácias e conjeturas infundadas" ou "lixo puro", ou ainda "Em lado nenhum neste documentário tu [autor do documentário] apontaste para qualquer evidência", pode ler-se nas caixas de comentários. No entanto, há também quem considere um "excelente documentário" um "muito informativo".