E se existisse uma aplicação ou serviço capaz de juntar pessoas com base na suas memórias, experiências e sensações que estivessem armazenadas nas suas mentes? Podia ser um episódio de "Black Mirror" mas é, na verdade, a história da nova série distópica da Netflix.

Chama-se "Osmosis" e passa-se no futuro. Mais especificamente numa altura em que a tecnologia avançou ao ponto de ser possível manipular e distorcer a realidade em favor de uma outra, onde as regras são bem mais cruéis e parecem saídas de um filme de ficção científica dos anos 90.

Estamos em Paris, onde grande parte da população recorre a aplicações de encontros online para encontrar o amor: mas em vez de os utilizadores se avaliarem entre si através de fotografias e conversas dentro da aplicação, é o serviço que faz uma espécie de match instantâneo — e que garante corresponder a 100% às necessidades dos envolvidos.

As 11 melhores séries que foram adaptadas de livros. Já as viu?
As 11 melhores séries que foram adaptadas de livros. Já as viu?
Ver artigo

Como? Através de uma análise detalhada de todas as memórias do utilizador que, quando comparadas, permitem ao sistema encontrar o par romântico de cada pessoa — atendendo às suas características genéticas e sentimentais. 

Mas os problemas, que existem sempre que a tecnologia parece ser utilizada de forma subversiva, surgem quando toda essa informação é manipulada e utilizada de forma errada e em prole de agentes e empresas de motivações dúbias.

É que analisar os cérebros de pessoas, ainda que com o seu consentimento, traz de volta experiências traumáticas e eventos que nunca deveriam ser vasculhados por terceiros.

Descodificar o amor tem um preço, e é isso que todas as personagens desta história descobrem logo desde o primeiro episódio que promete ter tanto de intenso como de violento.

A série francesa, realizada por Julius Berg ("La Forêt") chega à Netflix a 29 de março e do elenco fazem parte alguns nomes como Hugo Becker ("L'assaut"), Agathe Bonitzer ("E Viveram Felizes Para Sempre"), Luna Cottis e Manoel Dupont ("Morrison Hotel").

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.