O ator britânico Albert Finney, nomeado para os Óscares por cinco vezes, morreu esta sexta-feira, 8 de fevereiro. A notícia foi avançada por um porta-voz da família, de acordo com o site do jornal "Independent". "Albert Finney, de 82 anos, faleceu pacificamente depois de uma doença curta com os mais próximos ao seu lado. A família pede privacidade neste momento triste".

Segundo o site do jornal "The Guardian", o ator terá morrido de uma infeção no peito no hospital Royal Marsden, especializado em tratamentos de cancro, nos arredores de Londres. Em 2011, o ator britânico já havia revelado que tinha sido diagnosticado com um cancro renal.

Alfred Finney, natural de Salford, esteve nomeado para o Óscar de Melhor Ator por quatro vezes: em 1963, com o filme "Tom Jones, Romântico e Aventureiro"; em 1974, com "Um Crime no Expresso do Oriente"; em 1983, com "O Companheiro"; e em 1984, com "Debaixo do Vulcão". Em 2000 foi nomeado para Óscar de Melhor Ator Secundário com a sua participação em "Erin Brockovich".

Sam Lloyd. Ator de "Scrubs" diagnosticado com cancro do pulmão e tumor cerebral
Sam Lloyd. Ator de "Scrubs" diagnosticado com cancro do pulmão e tumor cerebral
Ver artigo

O ator britânico recebeu ainda 13 nomeações para os prémios BAFTA. Venceu duas vezes, em 1960 e 2002, com o seu papel em "Sábado à Noite, Domingo de Manhã" (Novato Mais Promissor) e "O Homem Que Mudou o Mundo" (Melhor Ator), respetivamente.

Para os Globos de Ouro, Albert Finney esteve nomeado nove vezes, tendo vencido três. Com o filme "Tom Jones, Romântico e Aventureiro" (1963) ganhou o prémio de Novato Mais Promissor; com "Muito Obrigado, Sr. Scrooge" (1970) arrecadou o troféu de Melhor Ator em Filme; e em 2002 recebeu o galardão para Melhor Performance de Ator em Televisão com "O Homem Que Mudou o Mundo".

Foi em 2012 que Alfred Finney teve o seu último papel no cinema, no filme "007: Skyfall", de James Bond, onde interpretou Kincaid.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.