Vivemos numa era em que, felizmente, cada vez mais aceitamos os nossos corpos, com todas as curvas ou falta delas. Porém, quer seja pelos quilos a mais, para evidenciar os músculos de modo a que as horas no ginásio não sejam em vão ou apenas para acabar com a retenção de líquidos, contam-se pelos dedos das mãos as pessoas que não gostariam de perder uns centímetros em meros minutos — nem que seja para a roupa cair melhor.

Perder peso exige dedicação, uma dieta equilibrada e a prática regular de exercício físico. Emagrecer de imediato é uma utopia, até porque já diziam os nossos avós que “depressa e bem, não faz ninguém”. Bem, ninguém, exceto Renata França, uma brasileira de 37 anos, natural de Ilhéus, no estado da Bahia, Brasil, que está a revolucionar o mundo dos tratamentos estéticos graças a uma massagem muito especial.

Falamos do Miracle Touch, um tratamento que combina numa só massagem uma ação modeladora e de drenagem linfática, que faz com que perca centímetros e volume em apenas 50 minutos. Criada e patenteada por Renata França, esta massagem, e o próprio método da esteticista brasileira, são um sucesso tão grande que centenas de pessoas correm para os cursos da baiana, com o intuito de absorver os seus conhecimentos e aplicá-los nos seus gabinetes de estética espalhados pelo mundo.

8 novos gadgets de beleza que lhe vão facilitar a vida (e que também são presentes giros)
8 novos gadgets de beleza que lhe vão facilitar a vida (e que também são presentes giros)
Ver artigo

“Partilho os meus conhecimentos desde 2015, com cerca de 12 cursos por mês. Atualmente, são mais de cinco mil pupilas espalhadas pelo Brasil e por mais de 30 países, entre eles Portugal, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra, Espanha e Emirados Árabes Unidos, entre muitos outros”, revela Renata França à MAGG.

Renata França tem 37 anos, é natural da Bahia e é conhecida como a massagista das famosas

O Miracle Touch é um sucesso enorme e é também a imagem de marca de Renata França. E para além dos profissionais que querem seguir os os seus ensinamentos, são muitas as personalidades mediáticas, brasileiras e não só, que já não largam este tratamento milagroso.

É mesmo a massagem das famosas

Experimente pesquisar o nome de Renata França ou da massagem Miracle Touch no Google, e de certeza que se vai deparar com a conotação de “massagista das famosas” ou “massagem das famosas”.

Está inteiramente correto: no Brasil, país que continua a ter muito o culto do corpo, o método Renata França, e em especial esta massagem, é um sucesso tal que são dezenas as conhecidas atrizes, cantoras e influenciadoras que surgem constantemente na página oficial de Instagram de Renata França. Ou então são as próprias a publicar imagens e vídeos nas suas redes sociais a fazer esta massagem.

“Nossa! São tantos”, afirma Renata França, que tem como clientes Anitta, Bruna Marquezine, Ivete Sangalo, Tais Araújo, Izabel Goulart, Marina Ruy Barbosa, Giovanna Ewbank e muitos mais.

Se alargarmos o leque às muitas pupilas que a famosa esteticista tem espalhadas pelo Brasil, a lista de personalidades aumenta ainda mais. E Renata França faz questão de publicar nas suas redes sociais imagens das suas alunas com clientes famosas, expressando sempre o orgulho que tem nelas.

E porque é que o Miracle Touch é um sucesso enorme junto destas mulheres tão mediáticas? Janaína Silva, 38 anos, é esteticista, aplica o método Renata França desde outubro de 2018 no seu gabinete em Lisboa, e explica à MAGG que tem tudo a ver com os resultados em minutos.

“O Miracle Touch é imediato. Para as famosas, é muito importante estarem sempre impecáveis. Vamos imaginar que elas têm uma sessão fotográfica e fazem uma massagem destas para o abdómen e as pernas estarem definidas, o rabo levantado. Mas depois passam horas em pé a fotografar, fazem retenção de líquidos e têm um cocktail ao final do dia. Fazem a massagem novamente e perdem centímetros no momento”, salienta a esteticista natural de São Paulo, Brasil, que vive em Portugal há 11 anos.

Renata França, a criadora da massagem, salienta que não existe nenhuma contra-indicação em relação à frequência: “Temos clientes que fazem a massagem todos os dias, mas não é necessário. Duas vezes por semana seria a frequência ideal”. A conhecida esteticista realça que o resultado dura dois a três dias, mas alerta que tal varia de organismo para organismo, dado que “os hábitos alimentares também interferem na duração do resultado”.

Mas o que é afinal o Miracle Touch?

Após a massagem, os resultados são visíveis e imediatos. Janaína Silva, que conheceu o método através de uma cliente brasileira e viajou de propósito até São Paulo para fazer um dos cursos com Renata França, explica que este é um tratamento para pessoas com todos os tipos de corpo, embora os resultados possam diferir consoante o metabolismo de cada um.

“É uma massagem drenante que modela o corpo. Logo, nas pessoas com mais gordura acumulada, drena o excesso de líquidos. Em pessoas que já façam exercício regularmente e com menos volume, modela imediatamente e os músculos ficam muito visíveis”, conta Janaína Silva, que assume ter sido uma das primeiras pessoas a implementar o método em Portugal. “Devo ter sido a sexta, agora já há muitas pessoas a fazer, embora ainda não seja extremamente conhecido”.

Janaína Silva implementa o método Renata França em Portugal desde outubro de 2018

Criada há cerca de dez anos por Renata França, a esteticista conta como chegou à famosa massagem, apelidada de Miracle Touch: “Alguns anos depois de começar a trabalhar com massagens, fui coordenadora técnica de um spa francês. Nessa época, começava a surgir no Brasil a estética de resultado imediato e pregava-se que não era possível a realização das massagens de drenagem linfática e modeladora juntas, pois são toques bastantes diferentes”.

Com muita formação e vários anos de experiência, Renata França sabia o que funcionava e começou a desenvolver um protocolo de uma pressão intermédia e firme, que conseguisse drenar e modelar ao mesmo tempo, seguindo os princípios da fisiologia e do funcionamento do corpo. “Foi o insight para a Miracle Touch, que se tornou a minha criação mais famosa e que tem como resultado uma lipoescultura manual e imediata”.

E como é que funciona? Renata França explica que são necessárias 20 manobras e cerca de 50 minutos de duração, sendo o resultado imediato logo após os primeiros movimentos, “ao unir as técnicas dos dois tipos de massagem”. A esteticista acrescenta ainda que o método garante “pele uniforme, músculos mais definidos e permite afinar a silhueta da barriga e pernas, por exemplo”, e ainda “reduz medidas, desincha e transforma a textura da pele em resultados que podem ser vistos já na primeira sessão”.

Apesar de estas massagens serem indicadas para pessoas de todas as idades e que desejam reduzir a retenção de líquidos e obter um corpo menos inchado, Renata França alerta que a drenagem, por exemplo, “não é indicada para pessoas que estão com febre, em processos inflamatórios ou infecciosos e que apresentam risco de trombose”. Em casos de neoplasia e outras questões de saúde, a esteticista pede sempre que os clientes falem com o seu médico e obtenham deste uma autorização para efetuar o tratamento.

As celebridades portuguesas também já se renderam ao “milagre” brasileiro

Renata França ainda não visitou o nosso País para lecionar os seus requisitados cursos, mas afirma que tal pode estar para breve: “Temos planos importantes em andamento. Ainda não posso dar muitos detalhes, mas a ideia é começarmos o nosso projeto de cursos internacionais em Portugal. Estamos a preparar uma equipa para isso”.

A esteticista pode ainda não ter chegado a território nacional, mas os seus ensinamentos já. São várias as profissionais que já implementam o seu conhecido método — e as celebridades portuguesas já se renderam.

Janaína Silva tem como clientes Leonor Seixas, Bárbara Taborda e Inês Mendes da Silva, entre outras, e Renata França também sabe que as famosas nacionais são fãs da sua massagem milagrosa. “Em Portugal, as minhas pupilas têm feito um trabalho excelente e atendem diversas pessoas conhecidas como Carolina Patrocínio, Vanessa Oliveira e Carina Caldeira, entre outras”, conta a esteticista baiana.

E foi justamente com Carina Caldeira, influenciadora digital e apresentadora de televisão, que a MAGG falou para perceber o porquê de também as portuguesas já não largarem este tratamento.

“Conheci o método através da Klécia Carvalho, uma pupila da Renata França, que me contactou através do Instagram. Já tinha ouvido muitas celebridades brasileiras falarem sobre o conceito e os tratamentos, por isso depois de alguma pesquisa fui matar a curiosidade”, conta Carina Caldeira, que assume que se sentiu “mais leve, menos inchada e com menos retenção de líquidos logo após a primeira massagem”.

Cativada pelos resultados imediatos, a apresentadora do “Glitter Show”, programa do Porto Canal, assume que gosta de complementar o Miracle Touch com outros tratamentos para combater a retenção de líquidos, mas confessa que esta massagem “é mesmo um must, especialmente quando começamos a chegar à altura do verão”.

Como treinar para ter um corpo igual ao de Izabel Goulart
Como treinar para ter um corpo igual ao de Izabel Goulart
Ver artigo

Carina Caldeira gosta de fazer as massagens com alguma regularidade, pois acredita que tem de ser consistente para atingir os seus objetivos. Idealmente, a apresentadora gostava de fazer duas massagens por semana, mas a agenda não o permite. “Faço um esforço para ir pelo menos uma vez por semana. Claro que isto depende de caso para caso, e todos os corpos pedem um plano diferente, mas a minha experiência tem sido fantástica”, conclui.

Embora os preços possam variar conforme os gabinetes de estética onde a massagem Miracle Touch é efetuada, Janaína Silva divulga os valores que pratica: "Uma sessão são 75€, um pacote de cinco sessões está disponível por 250€".