As cores do oceano estão a mudar. Os azuis e os verdes que pintam as cores das águas vão tornar-se mais vibrantes em menos de uma década. Com o aumento da temperatura do oceano — que pode atingir os 4,8 graus até ao final do século —, aumenta o crescimento do fitoplâncton.

Fito-quê? Fitoplâncton é o nome dado aos micro-organismos vegetais dos oceanos. À medida que a luz solar interage com as moléculas de água e a parte azul do oceano, os azuis e verdes da água tornam-se mais vibrantes. Menos fitoplâncton faz com que a água pareça mais azul, enquanto o contrário lhe dá um tom mais verde.

Os animais, algas e bactérias que vivem no oceano, refletem luz de outras cores, o que torna possível uma ligeira alteração do resultado cromático final.

Uma pesquisa divulgada pelo MIT esta segunda-feira, 4 de fevereiro, publicada na revista "Nature Communications", procurou prever, usando uma simulação computarizada, de que maneira as mudanças climáticas vão interferir nas comunidades de fitoplâncton dos oceanos, mudando, desta forma, a cor do planeta como um todo.

16 dicas simples e práticas para reduzir drasticamente o plástico na sua vida
16 dicas simples e práticas para reduzir drasticamente o plástico na sua vida
Ver artigo

Os investigadores fizeram projeções do modelo até ao fim do século, e a principal conclusão foi de que, até 2100, mais de 50% dos oceanos terrestres terão mudado ligeiramente de cor, graças às alterações do clima. O azul das regiões azuladas vai tornar-se mais intenso, e o tom ligeiramente esverdeado presente nas regiões mais próximas aos polos mais verde.

Stephanie Dutkiewicz, do Departamento de Ciências Terrestres, Atmosféricas e Planetárias, a principal autora do estudo, afirma que o modelo sugere que as mudanças não serão tão grandes que se vejam facilmente a olho nu, mas que irão afetar a cadeia alimentar que o fitoplâncton sustenta.

As alterações climáticas, garante, já estão a mudar a composição do fitoplâncton, e, por extensão, a cor dos oceanos.

O mais preocupante são as consequências ecológicas. “Pode ser potencialmente grave”, alerta Dutkiewicz. “Pois também vão mudar as cadeias alimentares que suportam.” O fitoplâncton é, portanto, extremamente importante. A mudança de cor pode significar que a ecologia dos oceanos está a sofrer alterações, com alguns organismos a reproduzirem-se descontroladamente e outros a entrar em extinção.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.