Sem surpresa, vemos anualmente o nome de Lisboa ou do Porto associados aos melhores destinos turísticos. Desta vez, não foi assim. Na votação realizada anualmente pela European Best Destinations, Braga arrecadou o segundo lugar na lista dos melhores destinos europeus de 2019, só superada por Budapeste.

Das 15 cidades a concurso, Braga era o único destino português em competição e conseguiu vencer cidades emblemáticas como Florença (Itália) ou Atenas (Grécia).

“Brilhante, charmosa e cheia de vida. Oferece o melhor de Portugal num ambiente acolhedor e caloroso”. É assim que Braga é descrita no site da entidade responsável. A catedral de Braga, as ruas comerciais, o Jardim de Santa Bárbara, o Bom Jesus do Monte ou o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro aparecem como locais a não perder nesta cidade minhota.

A melhor praia da Europa é portuguesa (mas já não é Galapinhos)

A votação refere que Braga é o melhor destino para cultura, city break, compras, natureza, gastronomia, bem-estar e viciados em Instagram.

Os European Best Destination distinguem anualmente os 15 melhores destinos europeus, escolhidos por viajantes. A possibilidade de votar nos favoritos da 10.ª edição terminou esta terça-feira, 5 de fevereiro. No âmbito nacional, Braga sucedeu a Lisboa, que no ano passado figurou a lista em 9.º lugar.

Veja a lista completa dos European Best Destination 2019.

1.º Budapeste, Hungria
2.º Braga, Portugal
3.º Monte Isola, Itália
4.º Metz, França
5.º Poznan, na Polónia
6.º Málaga, Espanha
7.º Genebra, Suíça
8.º Cavtat, Croácia
9.º Bratislava, Eslováquia
10.º Sainte-Maxime, França
11.º Dinant, Bélgica
12.º Atenas, Grécia
13.º Kotor, Montenegro
14.º Riga, Letônia
15.º Florença, Itália