Ano Novo Chinês. Não limpar a casa e outras 15 superstições a seguir para ter um ano com sorte

Lavar o cabelo, vestir roupa preta ou partir um prato são algumas das ações que podem trazer má fortuna neste ano novo lunar.

São várias as superstições associadas ao ano novo chinês

Se tomar um medicamento no primeiro dia do ano lunar chinês, é mau presságio: vai ficar doente o ano inteiro. Já se usar roupa velha, vai atrair má fortuna. Se tiver comido papas de aveia ao pequeno-almoço, conte com um 2019 cheio de problemas de dinheiro. Se varrer a casa, é como se estivesse a varrer a prosperidade para fora do seu lar. Uma última nota: as mulheres não podem sair à rua. Se o fizerem, vão ter um ano cheio de azar.

O calendário chinês varia consoante as fases da lua

Como o calendário chinês se rege pelas fases lua, o início do novo ano chinês não tem uma data fixa — pode calhar entre o 21 janeiro e 20 de fevereiro.

Esta terça-feira, 5 de fevereiro, começa o novo ano chinês. Um pouco por todo o mundo, dá-se as boas-vindas ao Ano do Porco, o último signo do Zodíaco Chinês. Embora a China se governe pelo calendário gregoriano, tal como Portugal, o calendário chinês ainda é utilizado para os eventos culturais do país, nomeadamente casamentos, funerais ou até feriados nacionais.

O Ano Novo é a data mais importante do ano para os chineses. E tendo em conta a sua relevância, são vários os rituais, tradições e superstições que devem ser tidas em conta durante as festividades. De forma a garantir que entra no novo ano lunar com o pé direito, fizemos uma lista de situações que deve evitar durante o primeiro dia.

1. Vestir roupa monocromática

Durante a festa do ano novo lunar deve evitar usar roupa branca e/ou preta, pois são duas cores associadas ao luto. Para atrair boa sorte deverá usar roupa muito colorida e que tenha vermelho, cor da sorte.

2. Tomar medicamentos

Se tomar medicamentos no primeiro dia ano é um presságio de que vai ficar doente durante todo o ano.

3. Lavar a roupa

Não se deve lavar a roupa nos primeiros dois dias do ano lunar, pois nesta data celebra-se o aniversário de Shuishen, o Deus da Água.

4. Usar roupa velha/remendada

Usar roupa em mau estado atrai má fortuna.

5. Partir loiça

Durante os festejos do ano novo lunar evite partir loiça, copos ou qualquer outro tipo de objetos. Caso o faça, vai ter um ano cheio de azares.

Até o que come pode trazer boa sorte

Para dar sorte, a ultima refeição do ano deverá ser composta de vários pratos como:

  • Um peixe cozinhado inteiro para trazer prosperidade;
  • Dumplings (ou Jiao-zi) para atrair riqueza;
  • Bolinhos de arroz (Niangao) para ajudar a ter um aumento de ordenado ou uma promoção profissional;
  • Noodles para trazer felicidade e uma vida mais longa.

6. Usar objetos afiados

Como o sangue é um sinal de mau presságio e de má sorte, é recomendado que neste dia não se utilize objetos cortantes e afiados como facas, tesouras ou agulhas. Se os usar e se magoar, irá ter azar.

7. Comer papas de aveia

Na China, as papas de aveia são associadas às classes mais desfavorecidas. Por isso, e para atrair riqueza, deve evitar comer esta refeição.

8. Lavar o cabelo

Em mandarim a palavra “cabelo” pronuncia-se da mesma maneira que a palavra “enriquecer”. Por isso, se lavar a cabeça está a deitar fora toda a fortuna do ano que aí vem.

9. Limpar a casa

Se limpar a casa no primeiro dia do ano, é como se varresse a prosperidade para fora da sua vida. No entanto, é aconselhável que, uns dias antes, faça uma grande limpeza para “livrar” a sua casa de más energias antes de o ano novo chegar.

10. Sair de casa

No primeiro dia do ano as mulheres não devem sair de casa, sob pena de terem um ano de azar. Se uma mulher casada visitar os pais neste dia, trará azar e dificuldades económicas a si e à sua família.

Use e abuse da cor vermelha

Sendo uma cor tão importante, todas as decorações como faixas, lanternas e luzes são desta cor, bem como as roupas usadas durante a época festiva. Afinal, na cultura chinesa, o vermelho simboliza a felicidade, a alegria e boa sorte. É também tradição oferecer às crianças da família um envelope de cor vermelha para trazer prosperidade, boa sorte e afastar a má fortuna.

11. Discussões e crianças Infelizes

Caso as crianças chorem ou façam birras no primeiro dia do ano, a má sorte pode atingir a família. Portanto, neste dia os pais devem fazer de tudo para deixarem os miúdos contentes. O mesmo acontece com os adultos — se discutirem ou se chatearem, será mais um motivo para atrair má sorte para o novo ano.

12. Roubo

Se cometer um assalto no primeiro dia do ano, será como se estivesse a roubar a sua própria prosperidade.

13. Deixar acabar o arroz

Se ficar sem arroz durante as festividades de ano novo, poderá ser sinal de mau presságio.

14. Dívidas

Para atrair riqueza para este novo ano deverá tentar saldar dívidas antigas e não deve pedir mais dinheiro emprestado a ninguém. Caso não cumpra, terá um novo ano igual ou pior, financeiramente. Mas não deve pedir de volta o que emprestou a alguém. Se o fizer, terá um ano de má fortuna.

15. Matar seres vivos

Seja uma barata, uma mosca ou mosquito, não deve matar nenhum tipo de animal durante o ano novo chinês. Se o fizer será um ano de má sorte.

16. Cuidado com as prendas que oferece

Se quiser oferecer alguma coisa durante o ano novo lunar, escolha bem o que vai dar. Evite peras, relógios, espelhos, guarda-chuvas ou lenços de bolso. Todos estes objetos não são bem vistos na cultura chinesa pois simbolizam má sorte e corte de relações.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]