Já ninguém tem dúvidas de que os documentários de crime se tornaram populares ao ponto de substituírem as séries e os filmes de ficção. A verdade é que as histórias que vão sendo contadas nessas produções são cada vez mais insólitas, estranhas, macabras ou difíceis de acreditar. Mas todas elas são reais, até mesmo a do novo documentário da Netflix que está a deixar espectadores incrédulos.

Chama-se "Abducted in Plain Sight" e conta a história de Jan Broberg, a atriz, de 56 anos, que já apareceu em produções como "Homem de Ferro 3" ou "Mentes Criminosas", e cuja infância ficou marcada por vários crimes.

O documentário é conduzido por Broberg, que ainda hoje continua a representar, e que conta como tudo aconteceu em meados de 1970.

Joe Berchtold, vizinho da família, criou uma fixação doentia por Jan, na altura criança, e manipulou os pais dela para que nunca desconfiassem das suas verdadeiras motivações. Isto permitiu-lhe ter acesso à casa, ao segredos e à infância de uma criança que não sabia o que lhe estava a acontecer.

Quem são e onde estão as mulheres de Ted Bundy?
Quem são e onde estão as mulheres de Ted Bundy?
Ver artigo

Para surpresa de todos, Berchtold, que era um pedófilo identificado pelas autoridades, raptou Jan e levou-a para o México. Mas o pior estaria para vir: é que foi aí que Jan foi violada repetidas vezes e levada a crer que era, na verdade, um alien que, para salvar o seu planeta terra e toda a sua família, teria de ter um filho do seu raptor.

A forma como Berchtold se aproximou e manipulou a família permitiu-lhe controlar todos os seus movimentos, ao ponto de a polícia só ter sido avisada do desaparecimento da criança muitos dias depois de ela ter sido raptada.

Nunca ninguém questionou o seu desaparecimento, pelo menos durante os primeiros dias, até porque era provável que estivesse com Joe — e, se assim fosse, não haveria qualquer problema para a família.

Mas o caso ficou mais estranho e macabro à medida que a família parecia não perceber as motivações do pedófilo. É que além de Jan ter sido raptada uma segunda vez, e ter estado desaparecida durante cerca de 100 dias, o criminoso conseguiu ainda manipular as vítimas a emitirem um perdão e a desistir de todas as queixas que tinham feito contra ele.

Apesar de "Abducted in Plain Sight", realizado por Skye Borgman ("Axe to Grind"), mostrar o lado negro de uma figura perturbada, o documentário faz questão de sublinhar que tudo isto aconteceu numa altura onde não se pensava sequer que houvesse pessoas capazes deste tipo de crimes.

Jan Broberg sobreviveu a tudo e não deixou que o trauma a que esteve sujeita durante anos a impedisse de perseguir os seus sonhos.