Já toda a gente sabe que o presidente dos Estados Unidos não acredita no aquecimento global. Esta terça-feira, 29 de janeiro, Donald Trump aproveitou a vaga de frio que se abateu no país para salientar isso mais uma vez. "O que raio é que se está a passar com o aquecimento global? Por favor, volta depressa, precisamos de ti!", disse em jeito de ironia.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional aproveitou para lhe responder que "tempestades de inverno não provam que o aquecimento global não está a acontecer", mas é provável que o presidente tenha ignorado. A verdade é que o planeta continua a aquecer, e o que se vive neste momento no centro-oeste dos Estados Unidos é um caso isolado. Além disso, os cientistas garantem que as mudanças climáticas originam invernos mais duros.

Agora que está desfeito o mistério sobre o que é afinal o aquecimento global e os seus efeitos, saltamos para o frio nos Estados Unidos. E está de facto muito frio: esta quarta-feira, 30, uma vaga de frio sem precedentes, única nas últimas décadas, está a levar ao encerramento de escolas e cancelamento de voos.

Ilinóis, Wisconsin, Minnesota, Michigan, Dakota do Norte e do Sul, Washington, Indiana e Atlanta são os estados mais afetados. Quanto às temperaturas, em algumas localidades as temperaturas vão atingir os -51º e a sensação térmica chegará aos -57º.

Tempestade de neve inédita em Paris obrigou pessoas a fazer esqui para chegar ao trabalho
Tempestade de neve inédita em Paris obrigou pessoas a fazer esqui para chegar ao trabalho
Ver artigo

As temperaturas são de tal forma inéditas que a sensação de frio vai ser mais aguda do que na Antártida. A principal culpada é uma massa de ar gelado que deveria estar acima do Pólo Norte. Ainda assim, e em jeito de brincadeira, a polícia da cidade de McLean, no estado de Ilinóis, decidiu atirar as culpas para cima de Elsa, a protagonista do filme "Frozen: O Reino do Gelo", que tem o poder de controlar o gelo e a neve.

"Atenção: Devido ao frio extremo, toda a atividade criminal e todos os atos de estupidez e idiotice foram cancelados. Até a Elsa foi presa, sem direito a fiança, até segunda ordem. Grato pela atenção e pela compreensão. Atenciosamente, o Departamento de Polícia de McLean".

As imagens remontam a 2017, altura em que a fotógrafa Tammy Sakalas e a produtora Glass Slipper Productions fizeram um ensaio fotográfico com a polícia da cidade de Hanahan, na Carolina do Sul.

Rios, cascatas e árvores congelados, estradas brancas e muitos blocos de gelo. Mostramos-lhe 25 imagens impressionantes do frio nos EUA, publicadas nas redes sociais nos últimos dias.