Casey Hathaway, 3 anos, esteve desaparecido durante três dias numa floresta na Carolina do Norte, nos EUA. Encontrado vivo e consciente, a criança garante ter estado ao cuidado de um urso "amigo". Com apenas 25 quilos e 60 cm de altura, a criança esteve desaparecida durante 55 horas. As equipas de busca encontraram-no na noite da passada quinta-feira, 24 de janeiro. Estava encharcado, congelado e debaixo de um espinheiro.

Antes de desaparecer dois dias antes, 22 de janeiro, a criança foi vista pela última vez a brincar no jardim da bisavó com uma irmã e com uma prima. Contrariamente aos outros miúdos, não regressou a casa. Procuraram-no durante 45 minutos mas, sem o conseguirem encontrar, a bisavó decidiu ligar para o número de emergência 911.

5 histórias de resgates marcantes de crianças que caíram em poços
5 histórias de resgates marcantes de crianças que caíram em poços
Ver artigo

O FBI, Corpo de Fuzileiros dos EUA, mergulhadores e dezenas de voluntários estiveram envolvidos nas operações de busca da criança, bem como helicópteros, drones e cães de busca. Na quinta-feira, 24 de janeiro, as operações tiveram de ser interrompidas devido às chuvas e ventos fortes, mas Casey viria a ser encontrado nesse mesmo dia à noite.

FBI, Corpo de Fuzileiros dos EUA, mergulhadores e dezenas de voluntários estiveram envolvidos nas operações de busca de Casey Hathaway

Segundo o site do canal de televisão norte-americano "CNN", o menino acabou por ser encontrado depois de a equipa de resgate ter seguido a pista de uma pessoa que teria ouvido uma criança a chorar e a chamar pela mãe.

"Ele fez um comentário sobre ter um amigo enquanto estava na floresta — o seu amigo era um urso", disse o major David McFadyen, do posto do xerife de Craven County, ao mesmo site. McFadyen referiu ainda que, nessa noite, se verificaram condições atmosféricas bastante adversas: muita chuva e temperaturas de 20 graus negativos. Durante esta semana, Casey será ainda submetido a um exame psicológico forense.

"Este menino está a comer Cheetos, nuggets e está a ver a 'Patrulha Pata'. Estamos tão felizes por tê-lo em casa para apertar e amar. Deus é tão bom", escreveu uma tia do menino, Breanna Hathaway, na sua página de Facebook.

Ainda não se sabe se a história é real ou se partiu da imaginação do pequeno Casey, mas a verdade é que a Carolina do Norte possui uma grande população de ursos negros.

No entanto, há quem considere que a história não passa de uma "fantasia" da criança de 3 anos. "Eu nunca soube que tal coisa tenha acontecido, os ursos não fazem isso", disse Chris Servheen, um especialista veterano e investigador de ursos da Universidade de Montana, ao site do jornal britânico "The Guardian".

"Os ursos selvagens não são amigos das pessoas. Não quero dizer que ele não está a dizer a verdade, ele obviamente acha que viu coisas e talvez tenha um ursinho de peluche em casa. Mas não vi nenhuma evidência de que algo assim tenha acontecido", acrescentou.