Esta conta de Instagram mostra trotinetes mal estacionadas em Lisboa

Desde caídas no meio do passeio até arrumadas em cima de árvores, as situações insólitas são várias. Veja as fotografias.

Há cada vez mais trotinetes mal estacionadas por Lisboa. A Câmara Municipal de Lisboa admite multar utilizadores

Quantas vezes deu por si a tropeçar nas muitas trotinetes espalhadas pelos passeios, encostadas a qualquer canto ou estacionadas nos sítios mais aleatórios que têm tanto de estranho como de inconveniente? As trotinetes estão em todo o lado através de empresas como a Lime, a Hive, a VOI, a Tier e a Bungo. São de fácil utilização e permitem-lhe deslocar-se do ponto A ao ponto B de forma rápida e fácil. Mas é na altura de as estacionar que começam os problemas.

É que embora possam ser deixadas em qualquer local, as várias empresas reforçam que o ideal passa por encontrar sítios estratégicos onde estas não perturbem a circulação na via pública. Infelizmente, nem todos os utilizadores cumprem as normas de utilização.

É que embora se tenham tornado num meio de deslocação popular, transformaram-se também no alvo de fúria preferido de vários cidadãos. Em 2018, por exemplo, várias pessoas na Califórnia, nos Estados Unidos, começaram a mandar para o mar todas as trotinetes que se encontrassem mal paradas no meio dos passeios ou nas estradas.

Em Portugal a situação não é muito diferente. Ainda não há trotinetes no rio, no entanto não faltam críticas ao incómodo que estão a causar na cidade. Segundo escreve o “Diário de Notícias”, a Câmara Municipal de Lisboa pretende saber, em tempo real, quantas estão a ser utilizadas durante o dia, e até admite multar os condutores que não cumpram as normas de utilização. A coima pode chegar aos 300€.

Mas enquanto a nova lei não é aprovada, há uma conta de Instagram portuguesa dedicada a denunciar todas as situações de más práticas de utilização. Chama-se Deadscooter e apesar de ainda só contar com 800 seguidores, é lá que são publicadas as fotografias mais estranhas enviadas por fãs da página.

Desde trotinetes caídas no meio do chão a outras mais insólitas, como dentro de contentores do lixo, em cima de árvores, ou de baixo de estátuas, há de tudo um pouco.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]