A cerimónia de entrega dos prémios Óscares está marcada para 24 de fevereiro e só na categoria de Melhor Filme há dois filmes que ainda não chegaram a Portugal. Falamos de "Vice", sobre o vice-presidente do Estados Unidos que liderou a invasão ao Iraque pelas forças norte-americanos, e "A Favorita" — que também valeu a nomeação a Olivia Colman ("A Lagosta") na categoria de Melhor Atriz.

Mesmo o filme "Green Book — Um Guia Para a Vida", também nomeado para Melhor Filme, só chegou às salas de cinema portuguesas na passada quinta-feira, 24 de janeiro. Mas há outros que só vão estrear depois de se conhecerem os vencedores da 91.ª edição da cerimónia.

É o caso de filmes como "Na Fronteira" ou "Cafarnaum" — que está nomeado para Melhor Filme Internacional e aborda a história de um miúdo que processa os pais por negligência.

Mostramos-lhe todas as datas de estreia em Portugal das principais produções nomeadas para vários Óscares.

"Nunca Deixes de Olhar" (17 de janeiro)

Nomeações

  • Melhor Cinematografia
  • Melhor Filme Internacional

A história do filme

O filme acompanha a figura de Kurt Barnet (Tom Schiiling), um artista atormentado pela infância dura na Alemanha, onde viveu dominado pelos ideais e pela violência nazi. Muitos anos depois, são essas memórias que dão vida à sua arte e o tornam num artista reconhecido.

"Nunca Deixes de Olhar" é uma história pessoal de libertação do passado e de aceitação, e pode arrecadar dois prémios na próxima cerimónia de entrega dos Óscares.

"Green Book — Um Guia Para a Vida" (em exibição desde 24 de janeiro)

Nomeações

A história do filme

"Green Book — Um Guia Para a Vida" passa-se em meados dos anos 60 na região sul dos Estados Unidos. Aqui, um segurança de bares e discotecas torna-se no motorista privado de um pianista afro-americano e terá de o levar aos vários concertos que este tem agendados.

Mas não só: além de o ajudar a encontrar bares onde possa tocar, o segurança terá ainda de o proteger de qualquer tipo de ameaça — motivada pela discriminação racial muito em voga na altura.

"À Porta da Eternidade" (31 de janeiro)

Nomeações

A história do filme

Em "À Porta da Eternidade", Willem Dafoe ("Grand Budapest Hotel") dá vida ao famoso pintor Vicent Van Gogh, numa altura em que o artista se encontrava a viver em França.

Estes são os 10 melhores filmes de Robert De Niro, segundo o IMDb. Já os viu todos?
Estes são os 10 melhores filmes de Robert De Niro, segundo o IMDb. Já os viu todos?
Ver artigo

A história, que conta com a participação de outros atores muito conhecidos como Rupert Friend ("Segurança Nacional") e Oscar Isaac ("Um Ano Muito Violento"), passa por vários momentos importantes da vida do holandês — dando importância a todo o seu processo criativo e às várias relações que foi estabelecendo ao longo da vida.

"A Favorita" (7 de fevereiro)

Nomeações

  • Melhor Filme
  • Melhor Atriz (Olivia Colman)
  • Melhor Atriz Secundária (Emma Stone e Rachel Weisz)
  • Melhor Guião Original
  • Melhor Cinematografia
  • Melhor Design de Produção
  • Melhor Guarda-Roupa
  • Melhor Edição

A história do filme

"A Favorita" lidera as nomeações para os Óscares e para os prémios BAFTA, que acontecem a 10 de fevereiro. Com Olivia Colman ("A Lagosta") no papel principal, a história passa-se no século XVIII, na Inglaterra, e mostra como uma rainha débil cede o trono à sua amiga mais próxima.

12 filmes que tem de ver em 2019
12 filmes que tem de ver em 2019
Ver artigo

Tudo muda, porém, quando uma nova serva chega aos aposentos da rainha pronta para causar estragos e questiona aquele modelo de governação.

"Cafarnaum" (7 de fevereiro)

Nomeações

  • Melhor Filme Internacional

A história do filme

"Cafarnaum" centra-se na personagem Zain (Zain Al Rafeea), um miúdo de 12 anos que é condenado a cinco anos de prisão depois de ter cometido um crime violento.

É durante este tempo que Zain, ainda a tentar ajustar-se a sua nova vida, processa os pais por negligência.

"Vice" (14 de fevereiro)

Nomeações

A história do filme

"Vice" centra-se na figura de Dick Cheney, interpretado por Christian Bale ("The Dark Knight"), o político norte-americano que, entre 2001 e 2009 serviu como vice-presidente dos Estados Unidos da América e liderou a invasão ao Iraque.

Para o interpretar, Chrisitna Bale teve de passar por mais uma transformação incrível — engordando vários quilos para fazer jus à personagem, o que lhe valeu um Globo de Ouro pela sua prestação.

"Se Esta Rua Falasse" (21 de fevereiro)

Nomeações

  • Melhor Guião Adaptado
  • Melhor Banda Sonora
  • Melhor Atriz Secundária (Regina King)

A história do filme

Em "Se Esta Rua Falasse" é dada a conhecer a história de uma mulher, no bairro de Harlem, em Nova Iorque, que decide aceitar a sua gravidez apesar das dificuldades financeiras que enfrenta.

Tudo isto, claro, enquanto tenta provar a inocência do seu noivo que foi acusado de um crime que nunca seria capaz de cometer.

"Na Fronteira" (7 de março)

Nomeações

  • Melhor Caraterização

A história do filme

Tina (Eva Melander) é agente na fronteira Sueca e tem a capacidade especial de detetar contrabando através do sentimento de culpa e de vergonha das pessoas que tentam entrar no país. Durante um dia normal de trabalho, Tina descobre na mala de um visitante um cartão de memória repleto de imagens perturbadoras de crianças a serem violadas.

Estes são os 10 melhores filmes de sempre, segundo o IMDb. Quantos lhe faltam ver?
Estes são os 10 melhores filmes de sempre, segundo o IMDb. Quantos lhe faltam ver?
Ver artigo

Quando o seu chefe lhe pergunta como conseguiu descobrir as imagens, a personagem revela-lhe a sua habilidade especial e é este o ponto de partida de "Na Fronteira" — já que, depois disso, Tina se vê envolvida nas investigações de um novo caso que tem tanto de perturbador como de misterioso.

"Um Lugar Silencioso" (já disponível em DVD e BluRay)

Nomeações

  • Melhor Edição de Som

A história do filme

"Um Lugar Silencioso" passa-se num mundo pós-apocalíptico onde todas as pessoas são obrigadas a viver em silêncio. O objetivo? Sobreviver a uma força sobrenatural que tem uma capacidade auditiva muito apurada e que ataca sempre que ouve um ruído.

Segundo vários fãs do género de terror, este foi o filme que serviu de inspiração para "Às Cegas", o original da Netflix que contou com Sandra Bullock ("Gravidade") no papel principal.