Saudades da infância, quando achávamos que a comida aparecia e pronto. Os chocolates comiam-se em barda (às escondidas dos pais, claro), porque, por essa altura, só sabiam bem. Não pensávamos nos açúcares, nas gorduras, no processo de industrialização — e artificialização — intenso por que passavam as nossas guloseimas preferidas. Mas com a idade vem também o pragmatismo, que leva à procura de soluções.

Na cozinha, tudo se faz, se conhecermos os ingredientes. Com algumas trocas, podemos comer os nossos chocolates preferidos, só que com a diferença de que a saúde não fica comprometida. Não acredita? Então veja esta receita do site "Bakerita" e experimente fazer esta espécie de Twix, mas em modo saudável.

Esta receita de mini "snickers" saudáveis sabe mesmo a Snickers
Esta receita de mini "snickers" saudáveis sabe mesmo a Snickers
Ver artigo

Ingredientes para a camada de biscoito
⅔ chávenas de chá de de farinha de coco
3 colheres de sopa de mapple syrup
⅓ chávena de de óleo de coco sólido

Ingredientes para o recheio de caramelo
½ chávena de chá de manteiga de amêndoa cremosa
⅓ chávena de chá mapple syrup
⅓ chávena de chá de óleo de coco derretido
1 colher de chá de extrato de baunilha
¼ colher de chá de sal kosher

Ingredientes para a cobertura de chocolate
¼ chávena de chá de óleo de coco derretido
¼ chávena de chá de cacau em pó
2 colheres de sopa de mapple syrup
¼ colher de chá de sal marinho (opcional)

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de tarte ou uma assadeira quadrada com óleo de coco (forre a tarteira com papel vegetal, caso não tenha fundo removível).
Coloque a farinha de coco numa tigela. Adicione o mapple syrup e mexa até ficar totalmente homogéneo. Adicione o óleo de coco à temperatura ambiente e misture até formar uma massa, pressionando para fora os pedaços de óleo de coco. Pode fazê-lo com as mãos.
Leve a massa à tarteira e pressione, de modo a que fique bem compacta. Asse por cerca de 9 a 11 minutos ou até dourar nas bordas. Deixe arrefecer completamente.
Para o recheio, misture todos os ingredientes numa panela pequena e aqueça até que todos estejam derretidos e bem envolvidos. Despeje sobre a primeira camada e deixe arrefecer no frigorífico até ficar rijo.
Para a cobertura de chocolate, misture todos os ingredientes e despeje sobre a camada de caramelo arrefecido, de forma suave e uniforme. Deixe arrefecer até ficar sólido. Corte em 16 quadrados. Mantenha armazenado no frigorífico.