Encontrei a loja do Pinóquio em Roma

Voltei a ser criança nesta famosa loja de brinquedos. Senti que estava num conto de fadas, onde tudo era feito de madeira.

Quem é que ainda não ouviu falar da famosa loja do Pinóquio?

Enquanto passeava pelas ruas de Roma com a minha mãe, todas elas repletas de história de uma ponta à outra, dei de caras com uma loja que não me saiu mais da cabeça. Voltei a sentir a magia do mundo dos brinquedos, mas, mais do que isso, senti-me a recuar no tempo e a parar nele quando ainda era criança.

Lembram-se do Pinóquio? Se já tiveram oportunidade de visitar Florença ou Roma, de certeza que a loja Bartolucci não vos passou despercebida. Brinquedos, brinquedos e mais brinquedos. Mas com uma particularidade: todos eles feitos de madeira. O pormenor é tanto, o cuidado com as figuras é tão minucioso, que não é possível que, mesmo a pessoa com o maior mau feitio do mundo, não esboce um sorriso ao entrar nesta loja.

Mas volto a repetir: lembram-se do Pinóquio? O boneco cujo nariz crescia, mais e mais, cada vez que ele mentia? O Pinóquio foi esculpido a partir de um tronco de uma árvore, numa pequena aldeia italiana, por um homem chamado Gepetto. Mas o sonho deste pobre boneco era um dia tornar-se num menino de verdade. O nome original, Pinocchio, significa pinhão. E foi graças a este mítico boneco que nasceu esta loja — ou, pelo menos, é o que nos conta o site deste incrível espaço.

Em 1981, Francesco Bartolucci, filho e neto de marceneiros, esculpiu o seu primeiro Pinóquio. No entanto, antes disso, dedicou-se a este tipo de arte num negócio de móveis de um tio. Anos mais tarde, depois de um primeiro Pinóquio vendido numa pequena aldeia, esta criança já adulta começou a espalhar magia pelo mundo. É por esta razão que muitas pessoas identificam esta loja como sendo a loja do Pinóquio.

Bartolucci, loja de brinquedos de Madeira, em Roma.

Bom, voltando à magia que se sente dentro daquelas quatro paredes, eu fui uma das sortudas que foi transportada para um mundo encantador. Desde caixinhas de música, a mini estatuetas, ímanes, canetas, tudo o que imaginarem está feito em madeira e de certeza que está à venda na Bartolucci.

Agora, nem vão acreditar: descobri, através de uma mensagem que recebi de uma seguidora no Instagram, que também existe uma loja muito idêntica em Portugal, em Trás-os-Montes, que se chama Unopezzi, e que também tem imensos artigos de  madeira (tem, além disso, outros brinquedos mais tradicionais).

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]