A Sonae Capital vai abrir um hotel de quatro estrelas na Estação Ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa. Num comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 21 de janeiro, o grupo diz ter recebido da Infraestruturas de Portugal (IP) a autorização necessária para explorar o edifício.

Depois de três hotéis no Porto (Porto Palácio Hotel, The House Ribeira Hotel e The Artist Porto Hotel & Bistro) e dois em Tróia (Aqualuz Tróia e Tróia Residence), o grupo Sonae chega a Lisboa. O local escolhido é a emblemática Estação Ferroviária de Santa Apolónia, que começou a receber passageiros a 1 de maio de 1865.

Mais de 150 anos depois, vai nascer um hotel no edifício. A Sonae Capital vai investir cerca de 12 milhões de euros na abertura de uma unidade de quatro estrelas com 120 quartos, que vão ocupar as partes sul e poente da estação. Com um total de nove mil metros quadrados, a inauguração está marcada para o primeiro semestre de 2021.

O período da subconcessão é superior a 35 anos, sendo que os dois primeiros são isentos do pagamento de rendas. Até ao final de outubro de 2018, a área metropolitana de Lisboa recebeu quase 5,4 milhões de hóspedes e gerou cerca 1.003 milhões de euros.