É daquelas mulheres preguiçosas que acabam por andar todos os dias com o cabelo igual? Ou solto ou em rabo-de-cavalo? É isso que o embaixador de tendências mais conhecido em Portugal, Cláudio Pacheco, quer ajudar a mudar, mostrando como é fácil fazer em casa penteados versáteis.

Cresceu no meio dos cabelos e, surpreendentemente, nunca imaginou ter o seu próprio salão. Mas hoje é um caso de sucesso e até este reconhecimento é uma surpresa para ele. “Nunca pensei que me pudessem considerar um criador, acho que estou surpreso mas feliz”, diz, acrescentando que este é um trabalho que vai evoluindo todos os dias. “Não penso muito nisto, não acordo a pensar que hoje tenho de criar uma tendência ou um penteado ou um corte. É uma coisa que vai surgindo quase naturalmente, nos diálogos, nos próprios trabalhos, nas pessoas que vejo no dia a dia. Não sinto a pressão para estar sempre a criar porque me vou inspirando todos os dias”, explica.

Cláudio Pacheco é um dos responsáveis pelos cabelos dos editoriais da "Vogue" Portugal e diz-nos que transportar uma tendência da moda para a vida real já não é apenas replicá-la como se fazia antigamente. “Hoje já não se replicam tendências, já não se veem as pessoas todas iguais na rua – felizmente. Agora vamos buscar pequenos detalhes de uma tendência ou de um styling e adaptamos à própria pessoa, à textura do cabelo, ao tamanho...”

Como aplicar no seu cabelo os penteados que gosta de ver nas revistas

Cláudio explica que é uma questão de pegar numa inspiração e recriá-la à medida do seu cabelo e da sua personalidade. “O que fiz com o cabelo da Stella Maxwell na gala da "GQ" Portugal é um bom exemplo. Tínhamos um guia do que seria o visual dela e o que estava planeado era um penteado inspirado nos anos 60 que é muito marcado pelo volume. Mas a Stella disse que estava farta de ondas muito montadas mas queria manter o volume para dar um ar de gala. Acabámos por lhe fazer um cabelo despenteado que era menos artificial mas mantinha o volume vintage que era o look dela. E funcionou. Ficou um cabelo que, para quem olha, parece que acabou de sair da cama mas, na verdade, deu muito trabalho para recriar. E ficou um resultado natural, que era o que ela queria”, conta.

Assim, para 2019, faça o desafio de ser mais criativa com o seu cabelo e de variar nos seus visuais. Cláudio Pacheco fez-nos um tutorial de cinco penteados que pode facilmente recriar em casa antes de ir para o trabalho ou para uma festa e que se vão usar no próximo ano.

Sleek Ponytail

Como fazer em casa 5 penteados que vão ser tendência em 2019

É um look fácil de fazer e que torna o rabo-de-cavalo básico numa versão mais elegante.

Passo 1. Aplicar um sérum de alisamento para controlar o frisado e o volume, como o Liss Control + Tecniart.

Passo 2. Secar o cabelo com o secador e passar a placa de alisar para deixar os fios lisos e brilhantes.

Passo 3. Dividir o cabelo com risco ao meio e fazer o rabo-de-cavalo baixo na zona da nuca.

Passo 4. Prender com elástico e controlar os fios mais rebeldes com uma laca fixante anti-humidade como a Fix Anti-Frizz Tecniart.

Curly Princess

Como fazer em casa 5 penteados que vão ser tendência em 2019

Este é o penteado perfeito para uma festa em que queira estar mais arrojada. E fácil de fazer.

Passo 1. Em cabelo molhado, aplicar uma espuma que dê definição como a Rebel Push Up Wild Stylers e secar todo o cabelo, direcionando sempre o crescimento para cima para criar volume.

Passo 2. Fazer caracóis com o ferro de enrolar. Dica para potenciar ao máximo os caracóis: assim que acabar de enrolar cada madeixa, fixe-a com um gancho para arrefecer.

Passo 3. Depois de ter todas as madeixas enroladas, soltá-las dos ganchos, escovar o cabelo de cabeça para baixo e aplicar um spray seco de volume como o Savage Panache Tecniart para um toque final texturizado e despenteado.

Messy Wavy Hair

Como fazer em casa 5 penteados que vão ser tendência em 2019

É o penteado perfeito para os dias em que se acorda em “dia não” e nem o cabelo parece querer cooperar.

Passo 1. Aplicar um spray termo-modelagem como Pli Tecniart porque vai dar efeito de volume instantâneo. Secar com o secador para dar volume na raiz.

Passo 2. Dividir o cabelo em cinco secções (franja, duas laterais e duas partes traseiras), aplicar um spray salgado texturizante como o Beach Waves Tecniart e fazer tranças (mais apertadas fica mais ondulado, mais largas fica menos ondulado).

Passo 3. Aquecer as tranças com o secador e deixar 30 minutos.

Passo 4. Desmanchar as tranças e aplicar um champô seco como o Morning After Dust em todo o cabelo. De cabeça para baixo, massaje o cabelo com as mãos e solte as ondas.

Glam Waves

Como fazer em casa 5 penteados que vão ser tendência em 2019

Tem uma festa ou um compromisso mais elegante? Este é o penteado certo.

Passo 1. Aplicar um creme de definição de caracóis como o Siren Waves Tecniart em cabelo molhado e secar bem.

Passo 2. Dividir o cabelo em secções, aplicar um spray termoativo com textura e fixação como o Constructor Tecniart, enrolar com um ferro largo e deixar as pontas de fora.

Passo 3. Escovar as ondas e fazer um risco ao lado inspirado nos anos 90 para um toque de glamour. Finalizar com uma laca ultrafina para fixar como a Infinium Pure.

Messy Ponytail

Como fazer em casa 5 penteados que vão ser tendência em 2019

É perfeito para o dia-a-dia, para aqueles dias em que não lavou o cabelo e até para um festa. É, provavelmente, o penteado mais versátil das próximas tendências.

Passo 1. Aplicar um leave in em spray como o Volumetry que cria um efeito anti-gravidade e secar bem o cabelo com uma escova redonda.

Passo 2. À medida que vai secando, enrolar o cabelo na escova para obter ondas ou caracóis.

Passo 3. Fazer um rabo-de-cavalo na zona na nuca, prender e definir a zona onde quer o risco. Para um efeito mais desestruturado, fazer um risco ao lado.

Passo 4. Com os dedos, despentear o rabo-de-cavalo (passe os dedos no sentido contrário ao do cabelo para permitir que alguns se soltem) e aplicar um spray finalizador que crie um efeito de cabelo volumoso natural como o Volume Inflator.

Quatro produtos de styling que todas as mulheres devem ter em casa

Para pentear, cuidar e trabalhar o cabelo no dia-a-dia, Cláudio Pacheco aconselha cinco produtos simples que vão permitir manter os fios no lugar fora do salão.

Como fazer em casa 5 penteados que vão ser tendência em 2019

1. Um protetor térmico – É um produto de textura que protege do calor, das placas de alisar e dos ferros de ondular. Cláudio destaca o Constructor Tecniart porque garante que o cabelo memoriza a forma e protege do calor.

2. Um champô seco – O Morning After Dust é mais do que um champô seco, diz Cláudio. É também um produto de styling que, aplicado no próprio dia em que se lava o cabelo, vai dar leveza e textura aos fios (que, por vezes, depois de lavar ficam pesados).

3. Uma pasta destruturante – Cláudio explica que a Depolish Tecni Art é uma cera que permite dar textura adicional tanto em cabelos curtos ou compridos, lisos ou com caracóis.  Vai criar alguma definição nos fios para visuais mais despenteados.

4. Uma laca fixante e anti-frizz – o Fix Anti-Frizz é uma laca anti-humidade que controla o frisado. Cláudio explica que o seu ponto forte é que pode ser usada durante a secagem nos cabelos muito frisados ou apenas para controlar aquele frizz que normalmente aparece nas raízes.

Saiba mais sobre todos os produtos de styling L’Oréal Professionnel aqui.

Fotografias da campanha Chiado Studio 2019. Créditos: Frederico Martins.