Imagine o que seria correr 436 quilómetros, caminho modesto que separa, em linha reta, Viana do Castelo, no Minho, de Grândola, no Alentejo. Parece coisa para super-herói, mas há quem o faça. Podemos, aliás, ir mais longe.

Jasmin Paris, 35 anos, é mãe e completou a Montane Spine Race, uma prova conhecida por ser uma das mais difíceis da Europa: é de montanha, tem 431 quilómetros, abrangendo todo o Pennine Way, que vai de Derbyshire, no Reino Unido, até á fronteira com a Escócia. Acontece em pleno inverno, logo há neve, frio, ventos fortes, chuvas e privação de sono. Deve ser feita no máximo de uma semana e com bagagem às costas, o que inclui um saco cama para os que dormem — sempre pouco.

Completou-a em 83 horas, 12 minutos e 23 segundos, batendo, por 12 horas, o recorde anterior — tendo também sido a primeira mulher a vencer a prova. A história podia ficar por aqui, porque já é incrível. Mas, como se isto não bastasse, há mais para contar. No decorrer das centenas de quilómetros, esta mulher teve de parar diversas vezes para extrair leite da mamas, seguindo depois caminho. É veterinária, vive na reserva de Gladhouse e foi mãe há 14 meses. A mulher, que descreve à "BBC" a prova como tendo sido “brutal”, explica que tinha em casa leite materno congelado, mas que teve de extrair mais durante a prova para evitar as mastites.

“Pensava que ia deixar de amamentar quando a Rowen fizesse um ano, mas no Natal ela teve duas viroses e eu tive de voltar a amamentar várias vezes durante a noite para acalmá-la”, contou. “Apesar da minha produção de leite ter diminuído ao longo da corrida, tive de extrair em quatro dos cinco postos de controle.”

Como sobreviver ao lado menos bom da amamentação
Como sobreviver ao lado menos bom da amamentação
Ver artigo

De acordo com a veterinária, que iniciou a prova no domingo e terminou na quarta-feira, 16 de janeiro, estar longe da filha não foi fácil: “A primeira noite foi a mais difícil mentalmente, porque eu estava longe da minha filha, mas conforme a corrida ia avançando, tornou-se mais fácil porque me habituei à distância.”

Além das saudades da filha, um dos aspetos que mais preocupavam Jasmin eram os pés. Todos os outros participantes tinham-nos protegido e ela não. Mas as consequências não foram graves. No final só estava a perder pele entre os dedos. “Acho que foi por todos os treinos de corrida, que endureceram os meus pés. Eu estava a correr 160 quilómetros por semana nos treinos para esta prova.

A prova acontece em montanha, com neve, chuva e muito frio à mistura. Os participantes têm uma semana para completá-la.

Contra todas as probabilidades, a mulher ganhou a corrida, ainda que assuma que pensou não estar à altura: “Nunca pensei conseguir fazer esta corrida, até porque ouvi que era tortura absoluta. Mas é bom impormos os desafios a nós mesmos porque é emocionante.”

As alucinações e a privação de sono

O vencedor de 2013, Eugenie Rosello Sole, acabou por desistir da corrida, tendo carregado no botão de emergência a seis quilómetros do fim, fruto da privação de sono. Jasmin conta à “BBC” que só dormiu três horas ao longo da prova e que, por isso, chegou a alucinar. “Vi um porco numa urze, árvores a esticar e a fazerem um treino matinal na floresta, operários a fazerem alongamentos e uma casa apareceu, quando eu estava com muito frio”, relata ao canal.

Foi a corrida mais difícil que já fez, muito por causa do tempo que exige. Mas correu bem. “Estou muito feliz porque dei o meu melhor. Corri muito e fiz o melhor que pude.”

O diretor da Montane Spine Race Scott Gilmour diz que a vitória foi uma “proeza incrível”, mas que não foi absolutamente surpreendente. “Paris é uma máquina, portanto não foi uma surpresa para nós. Mas o que é brilhante é que ela tenha carregado toda aquela expectativa e pressão em seus ombros”, disse. “Foi como um cisne o caminho todo.”

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.