Não há nada que aconchegue mais do que uma sopa quente quando chegamos a casa depois de um dia com temperaturas perto do zero. Isso e uma botija de água quente, vá, ou uma lareira, assim na loucura.

E com a previsão de frio e alguma chuva para os próximos dias, não resistimos a folhear o livro “Sopas e Cremes”, de Isabelle Guerre, autora também do blogue Gourmandises et Merveilles que reúne 40 receitas capazes de confortar a mais gélida das almas.

Não se espere daqui as tradicionais canjas e caldos verdes mas, ainda que originais, as receitas são práticas e feitas, na sua maioria, com ingredientes fáceis de encontrar.

Escolhemos três, na garantia de misturar originalidade e conforto numa só tigela de sopa.

Sopa de legumes com almôndegas de peru

"Sopas e Cremes", de Isabelle Guerre, publicado pelo Círculo de Leitores

Ingredientes:
2 cenouras pequenas
1 talo de aipo
2 colheres de sopa de azeite
450 gramas de peru
1,5l de caldo de aves
1 cebola
3 ou 4 mãos cheias de rebentos de espinafres
2 colheres de sopa de pão ralado
parmesão ralado
1 dente de alho
sal e pimenta

Pique os peitos de peru juntamente com o alho, a cebola e as folhas do aipo. Misture o preparado que picou com o ovo e o pão ralado, tempere e forme almôndegas com cerca de 4 centímetros de diâmetro. Leve-as a dourar em azeite, numa frigideira.
Corte as cenouras em juliana fina e o aipo em rodelas e enxague bem os rebentos de espinafres. Numa panela, leve a aquecer o caldo de aves, adicione-lhe as almôndegas e os legumes e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos. Sirva com o parmesão ralado.

5 sopas frias perfeitas para os dias mais quentes

Sopa grega com ovo e arroz

Ingredientes:
2 coxas de frango
2 ovos
3 cenouras
2 limões
150 gr de arroz
aneto
sal e pimenta

Leve a ferver dois litros de água numa panela e adicione-lhe as coxas de frango cortadas ao meio e as cenouras às rodelas. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar durante 1 hora.
Retire as coxas de frango e as cenouras do caldo. Desfie o frango. Deite o arroz na panela e deixe cozinhar durante 20 minutos.
Separe as claras das gemas e bata as claras em castelo. Misture as gemas com o sumo de limão e depois incorpore as claras batidas em castelo. Adicione devagar 2 conchas de caldo quente, sem parar de bater, e depois volte a verter tudo na panela.
Acrescente o frango desfiado e as cenouras na sopa e leve tudo a aquecer novamente. Sirva polvilhado com aneto.

Do puré à sopa, 3 receitas boas e saudáveis com castanhas

Sopa de quinoa, frango e ervas aromáticas

"Sopas e Cremes", de Isabelle Guerre, publicado pelo Círculo de Leitores

Ingredientes:
200 gr de frango assado
150 gr de quinoa
1 nabo
1 curgete
1 cebola
1 cenoura
1 limão
2 colheres de sopa de azeite
1 molho de ervas aromáticas

Corte os legumes em cubinhos. Cozinhe-os durante 5 minutos em azeite, em lume brando. Adicione a quinoa, previamente passada por água, o caldo de aves, o frango cortado aos bocadinhos e o sumo do limão. Deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos.
No momento de servir, polvilhe a sopa com ervas picadas e um fio de azeite.