Nasceram numa das maiores comunidades de portugueses nos Estados Unidos (FallRivers, Massachusetts), mas foram educados como se tivessem nascido nos Açores. Amigos desde crianças, Derrick DeMelo, Bryan Martins e Albert Sardinha, mais conhecidos como The Portuguese Kids, encontraram na comédia uma forma de homenagear todas as diferenças entre um Portugal antigo e uma América moderna — assim como os desafios, que não são poucos.

Com quase 15 anos de existência, começam agora a ganhar fama um pouco por todo o mundo. Além dos milhões de visualizações no YouTube, estão a preparar um especial de comédia com um produtor vencedor de um Emmy.

Os The Portuguese Kids têm um canal no YouTube com mais de 46 mil subscritores e vídeos que ultrapassam os milhões de visualizações com pequenas sátiras e versões de músicas conhecidas. Na página de Facebook têm mais de 234 mil seguidores.

Mas já lá vamos. Comecemos pelas devidas apresentações: com idades compreendidas entre os 38 e os 39, DeMelo, Martins e Sardinha juntaram-se pela primeira vez para fazer comédia em 2004. Na altura o grupo chamava-se Out of the Gutter Comedy, e nos primeiros cinco anos fazia comédia sobre tudo um pouco. Só que o público que ia aos espetáculos exigia cada vez mais os sketches de comédia portuguesa.

“Percebemos que era isso que o nosso público queria ver. Foi como se uma maçã nos caísse em cima da cabeça. As pessoas pediam-nos para fazer este tipo de comédia pois nunca tinham visto antes este tipo humor 'português', especialmente as pessoas da minha geração”, conta à MAGG Derrick DeMelo.

Não somos médicos nem somos advogados, somos comediantes e temos sucesso por isso. Acho que estão orgulhosos de nós."

Foi por isso mesmo que, em 2009, decidiram mudar o nome para The Portuguese Kids. Os espetáculos passaram a focar-se por completo na cultura portuguesa, bem como no facto de serem filhos de imigrantes portugueses a viverem nos Estados Unidos.

Para o trio, o apoio da família foi fundamental desde o início. “De certa forma, o que fazemos é uma homenagem aos nossos pais", explica Albert Sardinha. "Celebra a experiência de ser emigrante, de vir para cá [Estados Unidos], de adaptar-se a uma nova cultura, de criar os filhos num país diferente. A nossa comédia celebra tudo isto. Não somos médicos nem somos advogados, somos comediantes e temos sucesso por isso. Acho que estão orgulhosos de nós."

De facto, os três amigos não cumpriram o sonho dos pais de tirar um curso superior. Mas não foi por isso que deixaram de investir na formação — a partir do momento que terminaram o secundário e lançaram-se em pleno na comédia, fizeram vários cursos e workshops de humor, tanto em Boston como em Nova Iorque.

Os 6 melhores stand-up para ver na Netflix e rir até cair para o lado
Os 6 melhores stand-up para ver na Netflix e rir até cair para o lado
Ver artigo

Há um espetáculo do grupo que é um sucesso — mas que não fazem muitas vezes porque têm de fazer a barba

Parece que o investimento valeu a pena. Neste momento os The Portuguese Kids têm três tipos de espetáculos: o tradicional; o "The Real Portuguese Housewives”; e o "My Big Fat Portuguese Wedding".

O tradicional reúne os principais sketches do grupo. Já o "The Real Portuguese Housewives” inspira-se na série "The Real Housewives", e surgiu depois de publicarem um vídeo no YouTube. “Embora seja um grande sucesso, não o costumamos fazer muitas vezes porque temos de vestirmo-nos de mulher e isso implica fazer a barba”, diz Derrick DeMelo.

O último é “My Big Fat Portuguese Wedding”. Vagamente inspirado no filme “My Big Fat Greek Wedding”, este é um espetáculo interativo de comédia em que os The Portuguese Kids recriam um casamento bem ao estilo português, com direito a cerimónia, bolo e até pista de dança. Para este espetáculo o grupo contrata localmente 12 atores e atrizes, que recriam o casamento em palco. Os espectadores são tratados como convidados do casamento desde o momento que chegam até à hora que se vão embora.

Eles vão fazer um especial de comédia com um vencedor de um Emmy

Os The Portuguese Kids estão a preparar um especial de comédia com o produtor Dean Câmara. O lusodescendente venceu um Emmy no ano passado com o reality-show "Hard Knocks", além de ter sido selecionado pela NFL para filmar a Super Bowl deste ano.

Ainda sem nome ou data de estreia, esta longa-metragem contará com momentos da "Live, Laugh, Linguiça Tour". Os lusodescendentes gravaram ainda, na íntegra, uma atuação no Second City Comedy Club de Toronto, local de onde saíram muitos comediantes para o programa de humor norte-americano "Saturday Night Live".

O especial contará ainda com entrevistas com os membros do grupo, com o objetivo de lançar o espetáculo ao vivo e fazer uma retrospetiva sobre a sua já longa carreira. Como Dean Câmara tem vindo a acompanhar o grupo na estrada há já quatro anos, não faltam imagens das atuações e bastidores dos The Portuguese Kids. Portanto, pode até haver material suficiente para a criação de episódio piloto para uma série, um desejo já antigo do grupo.

Os The Portuguese Kids também vendem linguiças e galos de Barcelos

Há vida além da comédia para os The Portuguese Kids. O grupo criou há quatro anos a loja online ShopPortuguese.com, com o objetivo de vender artigos de merchandising como canecas, camisolas ou aventais.

Só que o site foi crescendo. Hoje, vendem também outros artigos relacionados com a cultura portuguesa, como chouriço, linguiça, pastéis de nata e bolos lêvedos (estes últimos congelados). Vendem também artigos de decoração, como galos de Barcelos ou louça de barro, joias e livros de culinária.

Com cerca de duas mil encomendas registadas entre outubro e dezembro do ano passado, a ShopPortuguese.com recebe muitos pedidos de portugueses e lusodescendentes, é certo, mas também de norte-americanos que visitaram Portugal e se apaixonaram pela cultura e comida portuguesa. O projeto ShopPortuguese.com, explicam, é uma das fontes de rendimento que permite ao trio viver a full-time deste projeto, a par dos espetáculos ao vivo.

O grupo vem a Portugal este verão

Neste momento na tour "Live, Laugh, Linguiça Tour", que termina no final de janeiro e passou pelos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Açores, os The Portuguese Kids estão já a preparar um novo espetáculo para este ano.

E vão visitar Portugal: entre 20 e 29 de julho, o grupo quer atuar pelo menos no Porto e em Lisboa, embora também estejam a ponderar outras cidades. Depois, tencionam ainda viajar até à Madeira e juntar-se ao grupo de comédia madeirense 4litro para um espetáculo.

O regresso aos palcos açorianos também poderá ser uma possibilidade.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.