Nuno Markl criticado por partilhar vídeo de um macaco a ser massajado com uma escova de dentes

Quando partilhou o vídeo, certamente que não imaginava a revolta que ia gerar. Talvez não houvesse razões para isso — nós explicamos porquê.

Ninita nasceu surda, foi rejeitada pelos pais à nascença e gosta de massagens com escovas de dentes

O objetivo era dizer aos seus seguidores para relaxarem, mas acabou por ter um impacto diferente do esperado. Esta quinta-feira, 17 de janeiro, Nuno Markl partilhou na sua página de Instagram um vídeo de um macaco a ser massajado com uma escova de dentes. “Antes de se irritarem com alguém hoje, visualizem este micro-macaco a ser escovado. De nada”, escreveu.

Começaram imediatamente a surgir comentários contra o humorista e em defesa dos direitos dos animais. “Contando que és tão pró-animal, contava com mais sensibilidade da tua parte no que toca a estes vídeos deprimentes”, foi o primeiro e aquele que levou outras pessoas a dizerem o mesmo.

A página SOS Animal Portugal também comentou a publicação. “Sabemos que não está a promover isto consciente da gravidade que está por detrás deste episódio fofinho. O tráfico de animais selvagens é um dos grandes responsáveis pela perda da biodiversidade das florestas e extinção de espécies. Pedimos que reflita sobre este tema muito atual e que não ajude pessoas que alimentam o tráfico de animais, a ter likes e alcançar o objetivo. O lucro. Obrigado e estamos disponíveis para disponibilizar mais informação sobre esta temática preocupante.”

Depois de mais de 300 comentários, uns de ódio outros de apoio, Nuno Markl acabou por responder: “Vale a pena conhecer a história deste macaquinho antes de disparar. Seja como for, é mais deprimente ver humanos a matar focas bebés à paulada.”

A história já tinha sido partilhada em 2014 pela ABC 7 News, e acabou por ser contada novamente por Nuno Markl. O animal que aparece no vídeo é um sabi-pigmeu, a espécie de macacos mais pequenos do mundo, que nasceu surdo e foi rejeitado pelos pais. Ninita acabou por ser criada pela Rare Spieces Conservatory Foundation com a ajuda de um animal de peluche, que serviu de mãe adotiva.

Segundo a Rare Spieces Conservatory Foundation, Ninita gosta de receber massagens com uma escova de dentes por ser similar às unhas dos pais quando escovam os filhos e, como tal, transmite afeto. Nuno Markl acabou por partilhar toda a história numa outra publicação no Instagram e brincou com os comentários negativos: “No que toca a maus tratos, é capaz de haver pior.”

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]