São oito da manhã e estão seis graus. Vontade de atravessar Lisboa para começar a meditar? Até podia responder zero e fingir que não sou uma pessoa madrugadora, mas não. Então se o amanhecer meter coisas como meditação e queijos veganos, I’m in.

E nesta sala há isso tudo. A Lisa Dickmann, proprietária do Foodprintz, junta-se Ana Gomes, mais conhecida pelo blogue A Melhor Amiga da Barbie e com uma vertente menos visível como profissional de health coach e, em conjunto, organizam uma manhã especial a acontecer a cada quinze dias, durante a qual conjugam sessões de meditação com pequenos-almoços saudáveis.

A meditação é guiada por Lisa. Ana, no final, continua a reflexão numa conversa mais informal com as participantes

“A ideia é que este seja um início de dia diferente”, explica Lisa, antes de dar início a uma meditação com foco em 2019. A primeira sessão do The Breakfast Club aconteceu esta quarta-feira, 9 de janeiro, sob o tema “Define a tua intenção para o ano novo”. Durante 30 minutos, Lisa põe o grupo a fazer uma retrospetiva ao ano que passou, com foco naquilo que será o que aí vem. No final, com o papel e a caneta postos em frente a cada tapete, escrevemos aquilo que é só nosso, dividido por três pontos: próximos objetivos, o que fazer para os alcançar e antecipar o que pode correr mal.

Para prevenir que este último ponto se efetive, o melhor mesmo é estabelecer objetivos realistas. “Se eu quero escrever um livro, o melhor é festejar as pequenas conquistas, como já ter um tema ou já ter uma editora. Caso contrário, acabamos sempre em frustração”, explica Ana, já durante o pequeno-almoço.

8 sítios para praticar mindfulness em Lisboa e no Porto

À mesa juntam-se os participantes e os petiscos feitos pela equipa do Foodprintz. Há uma smothie bowl de banana, abacate, chia, espinafres e spirulina, palitos de vegetais com húmus e pão onde pode ser barrada manteiga de amendoim, ‘nutella’ vegan ou os queijos de fabrico próprio da Gopal.

Os encontros acontecem sempre à quarta-feira e custam 15€. O próximo, dia 23 de janeiro, já tem tema — Rituais Matinais — mas Ana e Lisa preparam já os dos próximos meses. Se quer saber se é (o que é) vata, pitta ou kapha vá preparando a agenda, vem aí um sobre Ayurveda.