Ainda se lembram de uma Lisboa sem cerveja artesanal? Pois, nós também não. Esta bebida passou a ser comum a todos os restaurantes e festas que puxem por mais um copo e, se o assunto é cerveja, Marvila passou a ser o centro da cidade.

No sábado, 12 de janeiro, é neste bairro que se cantam as janeiras mais originais de Lisboa. Afinal, vão ser quase 12 horas a intercalar entre música e cerveja.

A edição de 2019 de Ouro, Incenso e Birra é promovida pelas três cervejeiras ali instaladas — Lince, Musa e Dois Corvos. A partir das 15 horas, além de cerveja em cada um dos espaços, vai ser possível assistir a uma série de concertos gratuitos, sabendo que, com tudo isso, está a ajudar uma causa.

Dia Internacional da Cerveja. 15 factos desconhecidos
Dia Internacional da Cerveja. 15 factos desconhecidos
Ver artigo

À semelhança do que aconteceu em 2018, parte das receitas do Ouro, Incenso e Birra revertem a favor de uma instituição social. Este ano, a escolha recai sobre a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com sede também em Marvila, que beneficiará dos lucros feitos com a venda dos copos necessários para provar as diferentes cervejas.

A nível musical, conta-se com concertos espalhados por todo o bairro, com nomes tão variados como o do Rancho Folclórico de Cinfães, marcado para as 15 horas na sede da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, Iguana Garcia às 17 horas na Fábrica Moderna, Afonso Rodrigues no Café com Calma às 18 horas ou Samuel Úria no Marvla 105, às 21h30.

Cumprindo com uma outra das tradições das iniciativas do coletivo, a ocasião será celebrada com o lançamento de mais uma cerveja com a assinatura do trio de cervejeiras. Desta feita, uma red ale de estilo irlandês — "ruiva, equilibrada e gulosa", prometem — que se junta às mais de 25 disponíveis atualmente.