Já estivemos 24 horas a ver o Panda, já fizemos maratonas de Casados à Primeira Vista e até já corremos o País atrás dos restaurantes do Pesadelo na Cozinha. Mas hoje foi dia de estreia nas nossas vidas: nunca nenhuma de nós tinha ficado em casa, de pantufas e manta, a ver um programa da manhã.

Não falamos aqui de um zapping rápido naquele voyerismo de saber como é que a senhora sem dentes ficou uma cinquentona incrível naqueles extreme makeovers dignos de programa do TLC. Falamos sim de nos sentarmos às 10 e só sairmos às 13 horas, com direito a crónica criminal com Hernâni Carvalho, momentos de humor (ou tentativa de) e passatempos que quase nos fazem desgraçar o ordenado em telefonemas. Caramba, são cinco mil euros.

Dia Mundial da Televisão. Os 9 programas que gostávamos (muito) que voltassem
Dia Mundial da Televisão. Os 9 programas que gostávamos (muito) que voltassem
Ver artigo

Incumbiram duas jornalistas da MAGG — "uma é mais sarcástica e uma é mais doce", foi assim que nos venderam — para ver a estreia do ano. Bem sabemos que ainda estamos a dia 7 de janeiro e é arriscado falarmos em algo que seja "do ano", mas é difícil que algo bata o Programa da Cristina, que teve até direito a contagem decrescente no ecrã da SIC durante o fim de semana.

Faltavam dez minutos nesse relógio que marcou as horas do país e já nós estávamos, de telemóvel em punho, a falar de expetativas no WhatsApp. "O Vieira vai falar do novo treinador?", "A Cristina vai falar do Goucha?". O presidente do Benfica não revelou o nome do sucessor de Rui Vitória e temos em crer que Cristina Ferreira já nem se lembra do que é trabalhar em dupla.

Sozinha, dominou um cenário feito em modo casa, onde entraram António Raminhos, Joana Marques, Madalena Abecasis, Hernâni Carvalho, Luís Filipe Vieira e até Marcelo Rebelo de Sousa. Exato. O Presidente da República ligou em direto a desejar boa sorte. In your face Goucha e Jorge Gabriel. Aliás, ainda alguém se lembrou hoje da "Praça da Alegria"? Praça quê? Exato.

A SIC é da Cristina Ferreira e parte da televisão também. Agora a parte dos comentários, qual crónica social, é nossa.