Fica na Rússia, mas está bem longe daquilo que podemos imaginar de um cenário passado no país em que a comida — e a bebida — são pensadas para aquecer um corpo que vive a temperaturas negativas.

Esqueça a vodka, o frango à Kiev ou as sopas borsch que, além da beterraba que lhes dão a cor característica, leva, na versão mais tradicional, carne. Neste complexo habitacional, a 30 minutos do centro de São Petersburgo, só vivem pessoas que levem uma vida sem carne e sem vícios.

A ideia do Veda Village é juntar, numa espécie de comunidade urbana, pessoas com o mesmo propósito que é, neste caso, e de acordo com o explicam no site, vegetarianos que levem uma vida saudável — sem álcool, nem tabaco — e com interesse em práticas espirituais.

Dez restaurantes veganos em Lisboa e no Porto
Dez restaurantes veganos em Lisboa e no Porto
Ver artigo

São 210 apartamentos divididos em sete prédios de quatro andares, num espaço onde não faltam complexos desportivos, uma pista de corrida e ciclismo, um salão de beleza, um spa, uma escola de ioga, um jardim de infância e parque infantil, uma confeitaria e até uma escola. E também aqui marcam a diferença, uma vez que tanto no infantário como na escola é seguida a pedagogia Waldorf, que aposta na liberdade de desenvolvimento das crianças, com enfoque no desenvolvimento do pensamento criativo e analítico.

O espaço teve a colaboração de especialistas em Feng Shui (sistema chinês de harmonização do espaço) e Vaastu (um sistema de arquitetura hindu) e, dentro do complexo, a ideia é que as famílias se tornem auto-suficientes em termos de energia, água e tratamento de resíduos.

Quer deixar de comer carne? Veja estes documentários
Quer deixar de comer carne? Veja estes documentários
Ver artigo

As casas foram construídas durante o ano passado e, atualmente, na página de Facebook, estão a ser publicadas as plantas e características de cada um dos apartamentos ainda disponíveis.

O Veda Village mantém ativo um site, assim como uma página de Facebook, onde partilha receitas vegetarianas e divulga tudo acontece no condomínio, desde workshops de comida, a sessões de cinema ou aulas de ioga.