Não é preciso ser fã de Nirvana para conhecer esta smiley face amarela que se tornou na imagem de marca da banda. Desenhada pelo vocalista Kurt Cobain, em 1991, e registada em 1992, começou por aparecer em posters no momento do lançamento do álbum "Nevermind" e imediatamente passou a fazer parte do merchandising da banda.

As T-shirts pretas com o nome da banda e a smiley face em amarelo rapidamente se tornaram na farda dos fãs de todo o mundo e ainda hoje é vendida em espaços como a Target (11€) ou a Urban Outfitters (34€).

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As vendas nestas lojas foram autorizadas pela banda. Ao que parece, o mesmo não aconteceu com a Marc Jacobs que acaba de lançar a coleção "Bootleg Redux Grunge" onde inclui uma T-shirt muito semelhante à dos Nirvana. Isto levou a que a banda entrasse com um processo contra a marca por violação de direitos de autor e logótipo registado, concorrência desleal e falsa denominação de origem.

Apesar de a T-shirt de Marc Jacobs, que é vendida por 125€, ter a palavra "heaven" em vez de Nirvana, e um "M" e um "J", em vez dos dois "X", o tipo de letra, a cor e a smiley face são idênticas ao original. Isto levou a banda a crer que a intenção do estilista era que os consumidores associassem a T-shirt aos Nirvana, até porque a descrição da T-shirt na loja online é bastante óbvia: "Esta peça exclusiva da coleção Grunge de 1993 foi criada por Marc Jacobs durante o tempo que esteve na Perry Ellis. Esta T-shirt 'smells like teen spirit'."

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