Depois de anos a usar batons gloss, daqueles em que tudo se agarra (inclusive o cabelo), veio a tendência dos batons com acabamento matte. Nos desfiles, street style ou em campanhas de marcas, o batom matte passou a ser quase obrigatório.

É uma tendência que parece estar para durar e que tem uma grande vantagem em relação ao gloss: a sua durabilidade, claro, e o facto de serem mais fáceis de aplicar e não borrar. Com um batom matte, a necessidade de retocar ao longo do dia é quase nula. Só que há um motivo menos bom para isso acontecer.

Para dar esse efeito opaco e sem brilho, o batom tem que ter menos hidratação, o que faz com que os lábios rapidamente sequem e comecem a gretar. Ou seja, é um batom que deixa os lábios muito bonitos e elegantes, mas apenas nas primeiras horas.

12 presentes para oferecer às beauty lovers
12 presentes para oferecer às beauty lovers
Ver artigo

Apesar de ser muito difícil conseguir usar um batom matte sem que ele seque um pouco os lábios, há formas de fazer com que sequem menos. E a solução é hidratação. O truque mais rápido e fácil para poder usar batons matte sem ficar cheia de peles nos lábios é a esfoliação.

Conforme Maite Tuset, diretora artística da M.A.C para Portugal e Espanha, explicou à "Vogue" espanhola, fazer uma ligeira esfoliação aos lábios antes de aplicar o batom matte faz toda a diferença. E se depois dessa esfoliação se aplicar um bálsamo, melhor ainda. No entanto, o bálsamo terá que ser colocado algum tempo antes do batom, para ter tempo de ser totalmente absorvido.

Segundo a maquilhadora Mariana Daehnhardt, há ainda outro truque para conseguir ter os lábios impecáveis com um batom matte: "Há uma coisa que faço quando preparo a pele para a maquilhagem. Ponho óleos essenciais nos lábios, como o óleo de amêndoas doces, que é muito barato. Assim, enquanto estou a fazer a maquilhagem, os lábios estão a hidratar. Depois, mesmo antes do batom, retiro o excesso de óleo."

Cada vez há mais marcas de maquilhagem a lançar este tipo de produto, e existem já vários tipos de esfoliantes labiais. Podem ser comprados em batom, em boião ou em caneta, com mais ou menos "grão", e até com sabores. Estes 9 esfoliantes para lábios são apenas algumas das opções.