Há quem não consiga começar o dia sem um duche, outros nem sequer imaginam o que seria enfiarem-se na cama sem passar antes pelo chuveiro. As opiniões dividem-se quanto à hora ideal para tomar banho, mas será que uma opção tem mais benefícios do que outra?

Se tomar banho de manhã, a verdade é que os minutos que passa debaixo do chuveiro podem ser vitais para ganhar energia para enfrentar o dia de trabalho — afinal, quem nunca entrou no duche só com o pensamento de voltar para a cama e saiu como se tivesse bebido dois cafés de seguida? Para além da energia, os duches matinais também poderão ser essenciais se fizer exercício físico logo de manhã, o que obriga a um banho para retirar o suor do corpo.

Mas os duches ao final do dia ou antes de ir dormir também têm as suas vantagens. Caso tenha este hábito, consegue retirar do corpo toda a sujidade e poluição que apanha na rua, e irá, obviamente, manter os seus lençóis mais lavados. Para além dos benefícios relacionados com a limpeza, os banhos à noite também descontraem, o que pode fazer com que durma bastante melhor.

O gel de banho não serve para o corpo todo — e muito menos para a zona íntima feminina

Estas vantagens devem ser levadas em conta, mas será que existe uma diferença significativa entre tomar banho de manhã ou à noite, no que diz respeito à saúde da pele? Manuela Paçô, dermatologista do Hospital Lusíadas Lisboa, diz que não. “Em relação à pele, é completamente indiferente o horário”, conta a especialista à MAGG, acrescentando que, “sendo o banho um elemento que deve ser de bem estar, a escolha da hora deve ser em função disso”.

Manuela Paçô, dermatologista no Hospital Lusíadas Lisboa

A dermatologista alerta que há cuidados que nunca se deve esquecer de ter em nome da saúde do maior órgão do corpo humano: “É fundamental que a água não seja muito quente, que o duche seja rápido e que o gel de banho não seja agressivo — muita espuma não é sinal de maior eficácia na limpeza”.

Porém, existe um fator que a pode ajudar a escolher melhor o horário do seu banho, e este está relacionado com a hidratação, algo que nunca deve descurar. “A hora do duche só é importante porque deve ser escolhida de forma a permitir a aplicação de um leite hidratante no corpo todo, imediatamente após o banho, e esta é uma ação que consome algum tempo”, salienta Manuela Paçô.

Não demore mais de dez minutos no duche (e outras 9 coisas a saber sobre tomar banho)

Caso a sua rotina matinal seja muito apressada, talvez queira repensar os seus hábitos e optar pelos duches noturnos. Mas se quiser manter-se fiel às suas rotinas, existem produtos e passos que lhe podem poupar muito tempo: opte por hidratantes que pode colocar ainda no banho (sendo só necessário passar o corpo por água antes de sair do duche), use uma espuma para lavar a cara enquanto se ensaboa e lave os dentes dentro da banheira, enquanto espera que o condicionador atue.