Se sentia orgulho de cada vez que via o seu cão a fazer todo o tipo de acrobacias e a responder aos seus comandos sem qualquer dificuldade, a história de Hunter vai surpreendê-lo. É que este cão, de raça Shiba Inu, eleva a fasquia para qualquer outro animal de estimação que queira fazer um brilharete junto do dono.

Além de se sentar, dar a pata e fingir-se de morto para as brincadeiras, também aprendeu a desenhar quadros abstratos que, quem não soubesse, acreditaria que tinham sido feitos por um artista.

Mas não foi por acaso que o animal de estimação se tornou pintor, segundo conta Kenny Au, o dono, ao "Huffington Post". "Lá em casa estamos sempre à procura de coisas novas para lhe ensinar porque ele é muito inteligente e adora aprender", revelou.

O que fazer quando os cães destroem tudo em casa (ou fazem chichi em todo o lado)
O que fazer quando os cães destroem tudo em casa (ou fazem chichi em todo o lado)
Ver artigo

A ideia surgiu quando a família se apercebeu de que tinha um espaço totalmente vazio na parede que podia ser complementado com um quadro. "Visto que Hunter sempre foi um cão muito cuidadoso e responsável, assumimos que se lhe ensinássemos os movimentos que usamos para o escovar, por exemplo, ele seria capaz de aprender a pintar."

Assim que os donos lhe colocaram um pincel na boca, o animal fez uso dos movimentos que tinha memorizado e pintou a sua primeira tela — momento esse que ficou registado em fotografia.

A fotografia, publicada no Reddit, depressa originou dezenas de comentários positivos de utilizadores que se diziam rendidos ao animal. "Isto é absolutamente adorável, compraria um [quadro]", escreveu um utilizador anónimo. "Podiam mesmo vender estes quatros, são mesmo fixes", recomendou outro.

A faceta artística deste cão surgiu por acaso mas conquistou os utilizadores das redes sociais

Ainda ao "Huffington Post", Kenny Au diz que Hunter tomou, de tal forma, gosto à arte que começou a olhar para os donos e a ladrar de cada vez que queria pintar. No entanto, Au explica que não quer que esta se torna uma atividade regular para que o animal não se venha "a cansar e a ficar aborrecido".

“Incorporei a pintura na sua rotina diária e ele parece adorar este trabalho. Fica mais calmo ao longo do dia", continua.

A popularidade da arte de Hunter foi tal que os donos criaram uma loja online, através da plataforma Etsy, onde têm à venda alguns dos seus quadros pelo valor de 33,49€. Além disso, abriram uma conta de Instagram para que os fãs possam acompanhar o trabalho do Shiba Inu.

Os donos, Kenny e Denise, garantem que Hunter vai continuar a pintar até ao dia em que se fartar de agarrar no pincel. No dia em que se aborrecer dizem não ter dúvidas de que o cão não vai ter dificuldade em mostrar o que sente.

“Ele olha para nós mais como companheiros do que como donos. Se achar que estamos a ser injustos, ele avisa-nos", defende.