Estava anunciado desde o início do ano e o realizador já fez saber que será muito semelhante ao seu primeiro filme de sucesso, "Foge", que estreou em 2017 e que valeu a Jordan Peele o Óscar de Melhor Argumento. Falamos de "Us", um dos filmes mais esperados do próximo ano e que promete seguir a mesma fórmula do anterior ao misturar elementos de ação, terror, suspense e crítica social.

O primeiro trailer do filme foi lançado no Natal, a 25 de dezembro, e mostra uma família a ser perseguida por figuras estranhas, violentas e cruéis. Apesar de ser pouco o que se sabe sobre a nova produção de Peele, "Us" promete voltar a esgotar bilheteiras um pouco por todo o mundo. E há razões para isso.

É um dos filmes mais esperados de 2019

O filme anterior de Jordan Peele faz com que a crítica e os fãs esperem novo êxito. Este foi o primeiro realizador negro a conseguir arrecadar o Óscar de Melhor Argumento Original, em 2018, pela história que criou para "Foge" — que não só foi um top de bilheteiras, como ainda hoje é visto como o sucesso mais inesperado de 2017.

A nova série de terror da Netflix é assustadora (e está a causar ataques de ansiedade)
A nova série de terror da Netflix é assustadora (e está a causar ataques de ansiedade)
Ver artigo

"Foge", que Peele apresentou como um thriller social e que falava do medo de se ser um outsider e da questão da raça, tinha vários momentos cruéis e mórbidos que prenderam o espectador do início ao fim. Ao que tudo indica, será essa a mesma fórmula de "Us".

Quais são os atores principais?

Porque nem só de boas histórias se fazem bons filmes, Jordan Peele apostou em grandes actores para garantir que as prestações são fiéis ao que idealizou para "Us".

Além de Elisabeth Moss ("Mad Men"), premiada com um Emmy pela sua prestação em "The Handmaid's Tale", também estarão presentes Lupita Nyong'o ("12 Anos Escravo") e Winston Duke ("Black Panther").

Segundo o "The Hollywood Reporter", também o comediante Tim Heidecker vai participar no filme mas desconhece-se, para já, qual será a relevância do seu papel na história.

Qual é a história?

Tal como em "Foge", a história começa de forma normal e inofensiva. "Us" acompanha a família Wilson que se desloca até à sua casa de praia para umas férias descontraídas entre amigos. Tudo muda, porém, quando quatro figuras estranhas e assustadoras perseguem os Wilson até sua casa.

Entrevista ao realizador de "Saw". "Era puto e fingia que ver filmes de terror era fixe"
Entrevista ao realizador de "Saw". "Era puto e fingia que ver filmes de terror era fixe"
Ver artigo

Chamam-se Amarrados e são sósias de cada membro da família que agem e pensam exatamente como eles — e que os confrontam até à morte. À revista "IndieWire", Jordan Peele revelou que é através "de monstros e de histórias sobre monstros que é possível chegar às verdades mais escondidas e enfrentar os medos enquanto sociedade."

Jordan Peele ofereceu a Lupita Nyong'o vários clássicos de terror

À "Entertainment Weekly", Lupita Nyong'o revelou que sempre quis trabalhar com o realizador por ser fã assumida de "Foge". Porém, e porque nunca fez nada ligado ao género de terror, Peele ofereceu-lhe uma lista com dez filmes clássicos do género para que partilhassem "a mesma linguagem durante as gravações."

"Estava na minha lista de desejos trabalhar com Peele e o facto de não ter feito nada parecido era entusiasmante. Permitir-me-ia crescer e explorar novos territórios", continuou.

À mesma publicação, Lupita revelou que os dez filmes sugeridos pelo realizador foram "Dead Again", "The Shining", "The Babadook", "It Follows", "A Tale of Two Sisters", "The Birds", "Funny Games", "Martyrs", "Let the Right One In" e "The Sixth Sense".

Quando estreia?

O filme vai chegar às salas de cinema portuguesas a 14 de março e o trailer mostra vários momentos de violência bruta, ao passo que se aproxima cada vez mais do género de terror — com jumpscares imprevisíveis e tensão palpável a cada cena.

Tudo isto, claro, à medida que a família tenta compreender e sobreviver aos ataques dos Amarrados.