Ainda bem que tiramos uma manhã para nós, deixamos os sapatos à porta e temos nas mãos uma chávena de chá quente. É que a história da Siendo, uma boutique do bem estar que abriu em Lisboa, precisa de tempo para ser ouvida.

Não é para menos. A fundadora, Margaret Rosania tem 38 anos, é colombiana, mas conta com um percurso que vai dos Estados Unidos à Índia, do designer gráfico à astrologia.

Morada: Calçada das Necessidades 56 Cave Esquerda, Lisboa

Horário: Receção aberta das 8h30 às 14h30, mas as terapias podem ser agendadas ao longo do dia

Viajou de Barranquilla para Nova Iorque, onde trabalhava em produção televisiva, num cargo confortável: "Confortável demais, já não me preenchia", lembra à MAGG.

Margaret Rosania é colombiana, viveu nos Estados Unidos, Brasil e, desde o início deste ano, em Portugal

Para fugir à azáfama de uma cidade que nunca dorme e a um trabalho que a deixava em stresse constante, começou a fazer ioga e, depois de algum tempo de prática, foi convidada a ser professora assistente. O gosto foi-se aprimorando, assim como a técnica, e a Índia começou a chamá-la.

O ano sabático que tinha tirado para estudar ioga e medicina chinesa a Oriente prolongou-se até ao ponto de o seu sócio em Nova Iorque a pôr contra a parede. "Vais voltar ou não?". Margaret não só não voltou como mudou o rumo à sua história. Foi viver para o Brasil com o atual marido — brasileiro, que conheceu em Nova Iorque — e passou a dar aulas de ioga e a ser health coach a tempo inteiro.

Há cada vez mais sítios para praticar ioga. Veja onde
Há cada vez mais sítios para praticar ioga. Veja onde
Ver artigo

Estudou astrologia, feng shui, aromaterapia, cosmobiologia, além do ioga, claro. "Comecei a gostar de tanta coisa que, para mim, deixou de fazer sentido separá-las", explica.

Portugal apareceu na rota por acaso, quando cá veio para dar uma palestra. "Gostei tanto que propus à minha família mudarmo-nos para cá". Foi o que fizeram em fevereiro, já com Margaret a cozinhar a Siendo, enquanto procurava pelo sítio ideal.

Acabou por encontrá-lo na Calçada das Necessidades, local onde conseguiu juntar todas as suas paixões num só espaço.

Terapias do bem-estar

A Siendo é um espaço-casa, pensado para que uma pessoa entre e se sinta imediatamente mais leve. A decoração é simples, com apontamentos que dão conforto. Há cristais, plantas, velas, madeiras de cedro, cadeirões confortáveis e uma mesa comunitária onde nos são apresentadas receitas a pensar no tempo frio.

"As pessoas pensam que quando chega o inverno, basta vestir mais um casaco, mas não. É preciso saber o que comer em cada estação", explica. E é por isso que nos incentiva a provar umas papas de arroz com curcuma, um anti-inflamatório natural.

A alimentação ayurvedica tem como foco a cura e a prevenção, numa conjugação de doces, salgados, amargos e picantes feitos à medida das características de cada pessoa. "Aqui, depois de uma aula de ioga, a cliente pode sentar-se e entregar-se nas mãos de quem a conhece bem e lhe vai preparar uma refeição à sua medida", explica Margaret.

É nesta mesa comunitária que são servidas refeições ayurvédicas, totalmente personalizadas.

A professora fala do ioga, mas podia falar das sessões de feng shui, homeopatia, osteopatia, medicina chinesa ou aromaterapia (a partir dos 45€). Na Siendo há tudo isso e, depois de uma avaliação, o cliente é direcionado para as terapias que mais lhe podem ser úteis. "Estamos abertos a quem procure uma solução para uma doença grave ou para quem, simplesmente, queira começar a comer melhor", salienta.

Samadhi. A nova loja que vende tudo para ioga "Made in Portugal"
Samadhi. A nova loja que vende tudo para ioga "Made in Portugal"
Ver artigo

A palavra-chave aqui é o bem-estar, mas Margaret recusa que se ponha essa palavra "numa espécie de pedestal", como às vezes acontece. "O bem-estar está nas pequenas coisas. De que me serve ser glúten free e vegano, por exemplo, se depois ando mal disposto com toda a gente?".

Margaret conta atualmente com o apoio de três terapeutas e do marido Cauhe Motta que, além de aulas de feng-shui, ajudou a criar todo o conceito da Siendo. O filho Micael, de seis anos, "vegano desde a barriga", como nos conta, nunca ficou doente. "É engraçado: o meu pai é médico, mas é a mim que as pessoas ligam quando precisam de conselhos médicos", refere.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.