A um dia do Natal, os preparativos para a ceia de 24 de dezembro, bem como para o almoço de dia 25, devem estar encaminhados. Mas se o peru está comprado, o bacalhau quase a ir para dentro de água e os presentes todos embrulhados debaixo da bem decorada árvore, não se pode esquecer de dar também atenção à mesa onde vai receber os seus convidados.

Para que faça um brilharete e deslumbre os seus familiares com o seu jeito para decoração, a Colvin, plataforma online de venda e entrega de flores, partilha cinco dicas essenciais para uma mesa perfeita e digna dos melhores hotéis— descubra-as de seguida.

Pense na ementa antes da decoração

Os pratos selecionados vão condicionar a escolha dos talheres, pratos, copos e até da própria disposição da mesa. Para além de ser esteticamente apelativa, é importante garantir que a mesa é funcional e que todos os utensílios servem um propósito. Para evitar situações constrangedoras, estes devem estar devidamente organizados já que, nas famílias mais extensas, é esperado que a mesa tenha um elevado número de pessoas.

Saiba onde pode encomendar a ceia de Natal

A toalha de mesa é muito importante

Pode ser mais simples ou trabalhada, de acordo com o seu gosto, e com a restante decoração da mesa. Em termos de cores, pode optar-se pelo branco, para se conseguir um ambiente mais suave, ou arriscar-se misturando os verdes e vermelhos, para uma combinação mais tradicional. Independentemente das cores escolhidas, deve estar bem limpa e passada — pode também usar uma segunda toalha por baixo, plastificada, para proteger a sua mesa de derrames de líquidos.

Não tenha meda de misturar a louça

Utilizar conjuntos diferentes é uma excelente forma de dar personalidade à mesa: combine serviços clássicos com outros mais modernos para conseguir um aspeto arrojado e alegre. No entanto, é importante garantir a coerência em termos de cores e formatos, para que o resultado final seja equilibrado. Alterne pratos brancos com outros com pormenores natalícios para entrar a 100% no espírito.

Adicione um arranjo de flores

Para quem não tem tempo de fazer o seu próprio arranjo de flores, pode sempre optar por comprar um numa loja da especialidade. Para tornar o ambiente mais acolhedor, pode adicionar velas e acendê-las durante a refeição — as brancas e douradas são uma combinação que não falha.

Os guardanapos devem ser de pano

Na mesa de Natal, até os guardanapos podem fazer a diferença. Devem ser de pano e, para fazer a ligação entre estes e a restante decoração, retire pequenos ramos do arranjo de flores e ate-os ao redor, juntamente com um porta-guardanapos dourado ou prateado.