O nome Superturbos deixa adivinhar a qualidade da onda. Com fundo de areia, é, como lhe chamam, tubular, perfeita para surfar. Fica na praia do Medão Grande, em Peniche, a pequena cidade do Oeste, uma das mais procuradas para a prática desta modalidade. Tanto assim é que, há poucos meses, vários desportistas de elite, os melhores do mundo, se reuniram ali para competirem no MEO Rip Curl Pro Portugal.

Não admira que o conceito do antigo Soleil Peniche Hotel, do grupo Hoti Hoteis tenha mudado. A inauguração do espaço, que sofreu remodelações profundas e que representa a terceira unidade hoteleira Star Inn (depois de ter inaugurado em Lisboa e no Porto), foi oficializada esta quarta-feira, 19 de dezembro. O surf, o mar e a descontração são palavras chave na descrição do novo aspeto do hotel.

Com três estrelas, tem 102 quartos (com vista de piscina ou vista de mar) e passa a chamar-se Star Inn Peniche. Está preparada para receber todos os que se interessam pelas atividades náuticas: tem uma parceria com a escola de surf — a Special Surf 78 — e ainda cacifos para guardar pranchas e fatos. Não precisa de ir à procura das referências, porque a entrada torna o conceito evidente, através de várias pranchas de surf penduradas, vencedoras do concurso de pintura feito em colaboração com a empresa de produção destes materiais, a Surf Boards Vulture.

Com vista e acesso à Praia da Cova de Alfarroba, e a poucos metros do centro da cidade, foi reformulado tendo em conta os desportistas, mas sem nunca descurar as famílias e o público jovem que ali pretende passar férias ou fins de semana. Tem uma decoração descontraida e moderna, com muitos elementos azuis e amarelos (numa homenagem provável ao mar e ao sol), madeiras e pranchas. A arte urbana está bem presente, tendo sido criada por artistas locais. Na fachada do hotel, por exemplo, está um mural pintado pelo artista Wilson Alexandre, o responsável pela onda gigante no molhe leste dos Supertubos.

O Star Inn Peniche conta ainda com uma piscina aquecida, outra exterior, restaurante (onde se serve comida da região, sobretudo peixe e marisco), bar (com cocktails e snacks), zona de estar, uma esplanada comum, área de repouso, salas de tratamento e jacuzzi, ginásio, balneários ou zonas de guarda-roupa para equipamentos outdoor. A unidade aceita animais de estimação e também disponibiliza bicicletas para alugar.

De acordo com o site, os preços variam entre 40€ e 197,16€.