Os millennials adiam até cada vez mais tarde a saída de casa dos pais, o casamento, a compra de casa ou até ter filhos. Mas estão cada vez mais dedicados aos seus animais: "Eles tratam-nos como se fossem os seus primogénitos", explicou Beverley Petrunich, proprietária do centro de tratamento de cães DoGone Fun, em Chicago, ao "The Journal".

A parte curiosa é que a geração millennial está a optar por comprar alimentos para animais cada vez mais caros. E isto está a causar problemas em marcas bem conhecidas da indústria, como a Pedigree e a Purina. É esta a conclusão de um relatório recente do "The Wall Street Journal", que verificou que as vendas destas marcas estão a subir mais devagar do que as marcas premium — ou até mesmo a cair.

Entraram muitas marcas novas no mercado. Segundo a GfK, mais de 4.500 novos produtos alimentares para animais foram introduzidos em 2017, o que representa um aumento de 45%. A maioria desses produtos são premium. As marcas apostam em comidas com ingredientes de qualidade, alguns até biológicos ou sem glúten.

Devemos passear os gatos tal como passeamos os cães?
Devemos passear os gatos tal como passeamos os cães?
Ver artigo

Isto provocou uma mudança no mercado: segundo novamente a GfK, os gastos com a comida dos animais aumentaram significativamente, passando de 1,50€ (cerca de 500 gramas) para 2,26€, entre 2011 e 2017. De acordo com a Nielsen, o gasto anual das famílias com a ração aumentou 36% entre 2007 e 2017.

No extremo oposto, marcas bem conhecidas (e mais em conta) como a Purina estão a verificar quedas. Nos supermercados norte-americanos, e segundo o "The Wall Street Journal", as vendas de produtos alimentares para animais da Nestlé (nomeadamente a Purina) caíram 6% no terceiro trimestre.