Há os organizados, que até conseguem ir comprando as prendas ao longo do ano. Há ainda aqueles que, apesar de não serem os reis da disciplina, são capazes de ter pelo menos uma lista de ideias de presentes para oferecer. E depois há aqueles que, por muito que digam todos os anos que "desta vez vai ser diferente", acabam por deixar as prendas de Natal para a última hora.

É exatamente para esses — e para os irritantemente organizados que estão já a pensar no Natal de 2019 — que estão abertos os últimos mercados até ao grande dia. Entre este fim de semana e o dia 24, são várias as feiras, em Lisboa e no Porto, montadas para responder a quem procura um presentes fora da caixa.

É que, assim por alto, da lista dos que vão montar banca nestes mercados encontramos relíquias como os cadernos para "Merdas que não me posso esquecer" da Alfamarama, facas que todos os chefs gostavam de ter do Paulo Tuna ou mantas de patchwork da RitaCor.

Em Lisboa, os mercados dividem-se entre Alcântara, o Príncipe Real ou o Cais do Sodré e, no Porto, entre Serralves e o centro da cidade.

1. Xmas Time, Lisboa

Comida já há muita pelo Mercado da Time Out e acho que ninguém diz que não a uma caixinha de pastéis de nata da Manteigaria bem embrulhada.

Mesmo assim, nos dias 21 e 22, este espaço no Cais do Sodré recebe o Xmas Time e enche-se de banquinhas com mais de 50 expositores com marcas ligadas à moda, decoração, bancas de livros, brinquedos e produtos ecológicos.

Para entrar, há bilhetes à venda a 1€, dedutível em qualquer compra de valor igual ou superior a 10€.

Morada: Avenida 24 de Julho 49, Lisboa
Horário: 21, 22 e 23 de dezembro, 11h-21h

14 relógios para oferecer no Natal
14 relógios para oferecer no Natal
Ver artigo

2. Zazah e Okah

Foram duas das grandes aberturas de 2018 e, no dia 16 de dezembro, ainda que não deixem de funcionar enquanto restaurantes, abrem portas ao mercado com melhor vista de Lisboa. Afinal, estamos no topo do Lacs, mesmo à beira rio.

Das 11 às 19 horas, é possível escolher entre os artigos de decoração para mesa em madeira pintados à mão, da Teresa Horgan Atelier, peças de madeira criadas por Ricardo Rival, cerâmica da Mar ao Quadrado ou peças trabalhadas em teares manuais por Teresa Gameiro.

Morada: LACS Rooftop - Communitivity of creators – Rocha Conde D´Óbidos, Santos
Horário: 19 de dezembro, 11h-19h

3. Feira de Natal da Retrosaria

Habitualmente, na Retrosaria encontra tudo o que é preciso para fazer tricô, croché e costura. Mas de 19 a 22 de dezembro, a oferta estende-se a outras marcas que fazem questão de marcar presença num mercado que, apesar de pequeno, já é quase uma tradição de Natal.

Há mantas de patchwork da RitaCor, granola da doSEMENTE, olaria dos Dez grãozinho di terra e livros da Livraria Plutão.

Morada: Rua do Loreto, 61 - 2.º Dto, Lisboa
Horário: 19 a 22 de dezembro, 10h-19h

Natal. 14 sugestões de presentes para os nerds
Natal. 14 sugestões de presentes para os nerds
Ver artigo

4. Bazar de Serralves, Porto

Depois de uns anos de pausa, o Bazar de Serralves volta a dar ao Porto opções originais para presentes de Natal.

No Auditório do Museu de Arte Contemporânea de Serralves vai ser possível comprar desde jogos e brinquedos didáticos, acessórios de moda, artigos de decoração e casa, papelaria e decorações de Natal.

Morada: Rua Dom João de Castro, 210, Porto
Horário: até dia 20 de dezembro todas as sextas, sábados e domingos 10h-19h00, de 21 a 23 de dezembro 10h-21h, 24 de dezembro 10h-16h

5. Urban Market de Natal, Porto

Neste mercado, fica com a certeza que não pratica um consumismo desmedido. É que esta feira é organizada com o objetivo de ajudar nas compras de última hora, mas também para ajudar a Operação Nariz Vermelho. Os organizadores convidam os visitantes a incluir na lista de compras um nariz vermelho, uma vez que todas as receitas revertem a favor desta operação.

Depois da boa ação, perca-se nas mais de 40 marcas de design de autor e de edição limitada ou nas marcas portuguesas nas áreas da joalharia, casa, ilustração, bem-estar, sem esquecer a gastronomia.

Morada: Ateneu Comercial do Porto, Rua Passos Manuel, 44 20-23 dez, qui-dom 11h-22h
Horário: De 20 a 23 de dezembro 11h-22h