Nancy Pelosi está na corrida para a liderança da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, e tudo indica que deverá ganhar — apesar de alguma contestação dentro do Partido Democrata, a verdade é que não há outros nomes que lhe façam frente. Esta terça-feira, 11 de dezembro, a congressista teve uma reunião bastante tensa com o presidente Donald Trump, o vice-presidente Mike Pence e o congressista Chuck Schumer.

Foram 17 minutos muito intensos. Na reunião, Donald Trump mostrou-se bastante exaltado perante a possibilidade de não conseguir construir o muro na fronteira com o México. À saída, porém, a estrela foi Nancy Pelosi, em particular o seu casaco da MaxMara.

O casaco de Nancy Pilosi não passou despercebido

O cineasta Barry Jenkins fez todo um discurso no Twitter a elogiar o outfit da congressista. "O que eu adoro neste casaco é o que diz sobre a alegada impotência da moda. Desde a frente assimétrica até à gola alta, os ombros fortes mas ainda assim relaxados, e, claro, a cor — uma cor profundamente serena, porém enfática e arrebatadora".

Num artigo publicado no "The New York Times", a crítica de moda Vanessa Friedman também teceu rasgados elogios à peça. "Quem precisa de uma armadura quando tem um lança-chamas de lã?", questionou.

Estas 14 cores são perfeitas para pintar as unhas para as festas
Estas 14 cores são perfeitas para pintar as unhas para as festas
Ver artigo

Em poucas horas, surgiram duas contas do Twitter dedicadas ao casaco: "I Am Nancy Pelosi's Coat" e "Nancy Pelosi’s Red Coat".

O casaco é um modelo de 2013 da MaxMara, e já tinha sido utilizado por Nancy Pelosi na posse do segundo mandato como Presidente dos EUA de Barack Obama. O simbolismo não passou despercebido. Vanessa Friedman escreveu: "Desta vez a escolha serviu tanto como um lembrete da sua longevidade nos lugares do poder como uma indicação exata da pessoa a quem é leal".