Se ainda não tinha planos para a manhã de sábado, 15 de dezembro, comece a preparar o saco de treino e as sapatilhas dos miúdos e leve-os até ao Pavilhão Inatel 1.º de Maio, em Lisboa. Entre as 10 da manhã e o meio-dia é lá que acontece o Kids Athletics, um treino de atletismo organizado pela apresentadora e blogger Isabel Silva e pelo treinador de atletismo João Catalão.

Depois de vários anos a correrem juntos e a partilharem experiências em maratonas, como as de Boston e Berlim, ambas de 2018, os dois atletas juntam-se agora para um treino que pretende motivar os miúdos entre os seis e os 12 anos a praticarem mais exercício físico.

“Eu comecei a praticar desporto desde muito nova e, portanto, sei o quão importante é motivar é estimular a prática de atividades físicas nas crianças”, explica Isabel Silva que, recorda, a ideia para o Kids Athletics surgiu depois de uma das suas habituais corridas. “Estávamos prestes a entrar no mar e pensámos ‘porque não criar um treino só para miúdos?’. Já fazíamos isto com os adultos, no treino d’Os IncríBeis, mas como o João acabou de tirar a formação de curso de treinador de Atletismo de grau 1, que o torna apto a dar treinos a crianças, nasce então a ideia de criar uma manhã só para os incríBeizinhos.”

Isabel Silva. “Mas porque é que eu tenho de casar e ter filhos?”

Já João Catalão, que é também o osteopata de Isabel há vários anos, sente que esta é a melhor forma de começar a sua carreira enquanto treinador de atletismo para crianças mas também uma estratégia para mudar os hábitos e rotinas dos miúdos.

“Eu e a Isabel já nos conhecemos há algum tempo e não há ninguém com tanta energia como ela para contagiar os miúdos com boa disposição e me acompanhar neste treino”, diz o treinador. “Durante esta manhã, a ideia é estimular as crianças à prática do exercício físico, criar nelas hábitos de atividade física regular e tentar que se identifiquem, dentro do atletismo, com algum tipo de atividade. Além disso, queremos que esta atividade seja um sucesso e que aconteça com alguma regularidade de maneira a contrariar a tendência atual dos jovens que, na grande maioria, são sedentários.”

Isabel Silva cozinhou receitas saudáveis e foi distribuí-las para a rua

O Kids Athletics vai ter seis estações de exercício a decorrer em simultâneo: duas de velocidade, duas de saltos e duas de lançamentos. No final, todos os miúdos vão ter de participar numa prova de resistência, “mas de curta duração, que aqui não há maratonas”, diz João, entre risos.

No final da atividade, todos os inscritos vão receber um kit da Science4You, que se juntou a Isabel Silva e João Catalão para oferecer um presente de Natal adiantado a todos os pequenos atletas.

A participação no Kids Athletics é gratuita e as inscrições estão abertas até quarta-feira, 12 de dezembro. Basta enviar um e-mail para [email protected] com o nome da criança (ou das crianças, se inscrever mais do que uma), a data de nascimento, o nome do encarregado de educação e um contacto telefónico ou e-mail.