Quando chega a altura de comprar os presentes de Natal, temos muitas vezes a tendência de ir sempre às mesmas marcas. Aquelas que sabemos que têm de tudo, que são fáceis de encontrar, e que, basicamente, são apostas seguras. O que é ótimo, principalmente quando se compram presentes de última hora.

Mas também é bom arriscar e o efeito surpresa do outro lado é muito maior. Uma das formas de o fazer é escolhendo marcas portuguesas mais pequenas ou menos conhecidas do que as marcas para massas. E há cada vez mais oferta neste segmento, conseguindo-se também peças mais exclusivas.

Tem um amigo zero waste? 8 presentes que ele vai adorar

Há marcas de roupa, de sapatos, de acessórios, de decoração, de escritório, com estilos muito diferentes umas das outras e preços também. O que é uma vantagem, para se poder escolher consoante as possibilidades do remetente e o gosto do destinatário.

Reunimos 16 sugestões de presentes para ficar e dar a conhecer o que é feito por cá, para diferentes tipos de mulher. Nem todas as marcas portuguesas emergentes têm loja física, no entanto, têm todas loja online ou redes sociais onde aceitam encomendas.

16 fotos