Imagine que a única forma que encontrava para fugir aos problemas, à confusão e ao stresse do trabalho, era através de uma prisão que o obrigava mesmo a parar e a não se relacionar com mais ninguém. Parece assustador, mas é uma prática que, desde 2013, já foi adotada por mais de dois mil cidadãos na Coreia do Sul que veem no confinamento um escape ao ritmo frenético das suas vidas e às horas duras de trabalho a que estão sujeitos.

É o caso de Park Hye-Ri, 28 anos, que trabalha enquanto secretária num cubículo de cinco metros quadrados, e que pagou cerca de 80€ à organização "Prison Inside Me" para viver durante 24 horas em clausura total. Em declarações à "Reuters", a sul-coreana revelou que a prisão lhe deu uma sensação de paz que há muito não sentia.

"Estava muito ocupada e sinto que nem devia estar aqui, tendo em conta a quantidade de trabalho que tenho de fazer. Mas decidi fazer uma pausa e olhar melhor para mim de maneira a tentar encontrar uma vida melhor", continuou.

Apesar de ser uma espécie de prisão a fingir, as regras de permanência são duras e têm como objetivo restringir ao máximo o contacto entre os prisioneiros e o mundo exterior, de maneira a obrigá-los a uma reflexão profunda sobre os seus estados emocionais.

É que além de trabalhadores, são também muitos os estudantes que recorrem à "Prison Inside Me" à beira de um colapso nervoso, muito devido à cultura exigente da Coreia do Sul no que toca à vida académica ou ao mundo do trabalho. Ali, a oportunidade de uma qualidade de vida melhor é atribuída àqueles que mais se destacarem nas suas funções.

Histórias de mulheres que tiveram uma depressão antes dos 30 anos
Histórias de mulheres que tiveram uma depressão antes dos 30 anos
Ver artigo

Assim que começam a pagar pelo serviço, os clientes têm acesso apenas a um uniforme azul, um tapete de ioga, uma caneta e um caderno. Dentro das celas, onde irão passar grande parte da estadia e onde não são permitidos telemóveis, computadores ou relógios, há apenas uma janela e uma casa de banho sem espelhos.

Fora das celas e em atividades comuns, como passeios ao ar livre pelas imediações da prisão, o contato entre reclusos está expressamente proibido. Até porque muitos deles procuram não ter de se relacionar com os outros devido à exaustão que sentem e à pressão social que os obriga a estarem em constante movimento e em comunicação com pessoas.

Segundo Noh Ji-Hyand, co-fundadora do projeto, a ideia de criar uma prisão com este propósito surgiu depois de ver o marido completamente exausto, como consequência das cerca de 100 horas de trabalho semanais que fazia.

"Na altura, lembro-me que ele me disse que preferia estar confinado e isolado durante uma semana para poder descansar e sentir-se melhor. Foi nesse momento que comecei a pensar nesta prisão", revelou à "Reuters".

A desaceleração da economia da Coreia do Sul, caracterizada pela produção de tecnologia avançada e pela aposta numa exportação acentuada, levou a que fossem criados contextos de competitividade extrema em ambientes de escola ou de trabalho que, segundo vários especialistas, originou um acréscimo de casos de stresse e de suicídio no país.

Numa investigação recente realizada pela Organização de Desenvolvimento e Cooperação Económica (OCDE), concluiu-se  que os cidadãos sul-coreanos trabalharam cerca de 2.204 horas em 2017, sendo a terceira população no mundo que mais trabalhou — estando à frente de países como México e Costa Rica.

Histórias extremas de mulheres que tiveram um burnout antes dos 30 anos
Histórias extremas de mulheres que tiveram um burnout antes dos 30 anos
Ver artigo

Apesar desta realidade com que convivem diariamente, Noh Ji-Hyand refere que identifica alguma reticência nos seus clientes quando estes ficam a saber no que vai consistir a sua estadia, em que têm a oportunidade de passarem entre 24 a 48 horas isolados do resto do mundo. Mas quando experimentam, continua, saem convencidos e até revigorados, espera.

"Depois de uma estadia nesta prisão, são muitos os clientes que me costumam dizer que, na verdade, isto não é uma prisão. A verdadeira prisão, dizem-me muitos deles, é o mundo para onde têm de regressar", lamenta.