Da próxima vez que sentir a fome a apertar, pode escolher pelo menos mais uma empresa de entrega de comida. É que já chegou a Lisboa a nova concorrente de serviços como a UberEats ou a Glovo. Chama-se Takeaway e, além de fazer todas as entregas em bicicletas elétricas, tem uma seleção muito variada de restaurantes — e alguns não cobram uma taxa de entrega por pedido.

A chegada da empresa holandesa a Portugal era conhecida desde julho, mas só recentemente é que começou a operar um pouco por toda a cidade de Lisboa e assume-se como a primeira no mercado português a apostar num serviço mais sustentável e amigo do ambiente.

É que o transporte das refeições encomendadas pela plataforma da Takeaway é feito por bicicletas elétricas, especialmente desenvolvidas na Holanda e com uma atenção redobrada às ruas e estradas da cidade, como a calçada portuguesa. Os veículos não emitem poluentes atmosféricos e todos os estafetas são devidamente formados para garantir uma melhor experiência ao cliente.

5 opções para ter marmitas caseiras e saudáveis todos os dias (sem precisar de cozinhar)
5 opções para ter marmitas caseiras e saudáveis todos os dias (sem precisar de cozinhar)
Ver artigo

O serviço, disponível através do site oficial ou das aplicações para telemóveis Android e iPhone, permite a encomenda de comida em dezenas de espaços como A Mariscaria, Gutsy Friendly Burger, ArtisaniJuicy, A Merendeira ou Tapas N'Friends. Em muitos dos restaurantes parceiros, a taxa de entrega não existe — sendo-lhe cobrado no seu cartão, e de forma automática, apenas o valor da refeição.

No entanto, noutros restaurantes o valor do envio poderá variar entre 1.70€ e 3.40€. Embora a ideia da plataforma fosse eliminar por completo essa taxa, a MAGG já testou a aplicação e são alguns os restaurantes parceiros que ainda exigem o pagamento de uma taxa de envio antes de validada a encomenda.