Parece coisa de filme de adolescente, mas é real. Uma miúda de 15 anos fez uma festa em casa, em Lincolnshire, no Reino Unido, anunciada no Facebook, enquanto a mãe se encontrava a trabalhar fora. O resultado final foi caótico: o teto da sua sala de jantar caiu, a televisão ficou esmagada, a cama partida. Foram milhares de libras em estragos, causados por 100 jovens bêbados, que chegaram a atirar garrafas à polícia.

“Estou horrorizada. Não estava de todo ciente de que a minha filha ia fazer uma festa”, disse a mãe da miúda, ao “The Sun”. “Ela estava a dormir com a avó e voltou no sábado à tarde”, acrescenta, ressalvando o facto de a casa ser sua porque, caso fosse arrendada, já teria sido “despejada”.

Os vizinhos — do bairro de Lincoln descrito como “habitualmente calmo” — alertaram as autoridades para aquilo que estava a acontecer. “A rua estava cheia de adolescentes”, diz um dos residentes. “A polícia veio e os miúdos começaram a atirar-lhes garrafas cheias, mas em dez minutos já estavam encurralados.”

Filhos. Como lidar com as primeiras saídas à noite dos adolescentes
Filhos. Como lidar com as primeiras saídas à noite dos adolescentes
Ver artigo

Segundo o que relatam ao mesmo jornal, os vizinhos não se sentiram ameaçados. Ficaram, antes, chocados com aquele cenário “surreal.” De acordo com Courtney Smith, 22 anos, outra residente daquele bairro, a festa já se fazia notar pelas 18 horas, com música alta. “Pus o meu miúdo pequeno na cama pelas 19 horas e depois fui para a cama, mas fomos acordados pelo barulho e eu não fiquei contente.”

Os miúdos enchiam a rua, que estava coberta de vidro, de acordo com Pat Toulson, outra vizinha, de 60 anos. “Vivo aqui há 33 anos e nunca tinha assistido a nada assim”, conta. “Não estamos à espera que este tipo de coisa aconteça. É nojento.”

“Os nossos polícias estiveram na Chedworth Road em Lincoln depois de receberem queixas de 20 miúdos a beberem e atiraram garrafas ao chão. Eram 21h5 de 17 de novembro”, disse o porta voz da polícia de Lincolnshire, que adianta que, ao chegarem ao local, encontraram 100 adolescentes numa festa em casa, sem supervisão de adultos. “Gostávamos de alertar os pais para que falem com eles [filhos] sobre as consequências de frequentarem este tipo de festas.

O inspetor Simon Outen disse que não se ia “tolerar violência contra os polícias ou qualquer outra pessoa” e que, “caso os jovens se envolvam neste tipo de atividade”, têm de arcar com as consequências: podem ser detidos por desordem, como o caso do miúdo de 15 anos que foi preso e posto em liberdade por ofensa à ordem pública.