Um fã dedicado de Freddie Mercury não ficou admirado com a personagem de Mary Austin em “Bohemian Rhapsody” (interpretada no filme pela atriz Lucy Boynton) mas, para os mais distraídos, a presença de uma namorada, noiva e quase mulher do vocalista dos Queen foi uma surpresa.

Apesar das liberdades criativas que o filme sobre uma das bandas mais famosas do mundo tomou, a história de Mary Austin e Freddie Mercury é verdadeira. O casal conheceu-se em 1969, quando o cantor tinha 24 anos e Mary 19, numa época em que esta trabalhava na Bilba, uma famosa loja de roupa londrina (cena também retratada na longa-metragem).

Tal como relata o “El País”, o casal começou a namorar na mesma época que Freddie se juntou à banda, originalmente composta por Brian May e Roger Taylor com outro nome — depois de Jonh Deacon completar o quarteto, nasceriam os Queen. Mary Austin e Freddie Mercury não demoraram muito até irem viver juntos e, pouco depois, o cantor pediu a namorada em casamento. Apesar de achar estranhas algumas atitudes de Freddie, Mary tinha a certeza de que Mercury a idolatrava e aceitou o pedido.

"Bohemian Rhapsody". Entreguem já o Óscar a Rami Malek
"Bohemian Rhapsody". Entreguem já o Óscar a Rami Malek
Ver artigo

Os seis anos de relacionamento amoroso do casal coincidiram com o arranque dos Queen, bem como com as primeiras tournées mundiais. Separados durante vários meses, os problemas começaram a surgir e Mary Austin desconfiava que o namorado a traía com outras mulheres. Depois de o confrontar, o cantor acabaria por confessar que, na verdade, as relações e encontros extra-conjugais que tinha eram com homens, algo que levou Mary a aceitar que Freddie Mercury era homossexual, e não bissexual, como chegou a pensar.

Lucy Boynton e Rami Malek como Mary Austin e Freddie Mercury em 'Bohemian Rhapsody'

Apesar da separação e do cancelamento do casamento, Mary e Freddie continuaram bons amigos, com a ex-noiva a acompanhar muitas das digressões da banda. Mais, o cantor chegou a afirmar que nenhum dos seus amantes poderia algum dia substituir Mary, que considerava a sua melhor amiga — e honrou esta ligação até ao dia da sua morte.

Freddie Mercury perdeu a luta para a SIDA em 1991 e, na altura da sua morte Mary Austin esteve sempre do seu lado. O cantor acabaria por deixar grande parte da sua herança à amiga e ex-namorada: Mary recebeu cerca de 33,4 milhões de euros (metade da fortuna de Freddie), incluindo a mansão de Mercury em Londres, para onde se mudou, e ainda parte dos direitos de autor da música do falecido cantor.

Para além da herança, Mary Austin ficou com as cinzas do corpo de Freddie Mercury, e espalhou-as num local desconhecido até hoje, dado que a inglesa nunca o revelou. Existem várias teorias que afirmam que foram dispersas num lago na Suíça, mas outras apontam para a hipótese de Mary Austin as ter deixado no jardim de sua casa ou em Zanzibar, local onde o cantor nasceu.