Já pode usar uma imagem de perfil em 3D no Facebook

É grátis e divertido, mas há um requisito obrigatório: a fotografia escolhida tem de ser tirada com um telemóvel com duas câmaras traseiras.

A nova funcionalidade é compatível com telemóveis Android e iPhone

Foi anunciada no início do ano, mas parece que só agora é que a funcionalidade começou a chegar aos perfis dos utilizadores do Facebook. Falamos da capacidade de usar uma imagem normal e transformá-la numa fotografia de perfil em formato 3D que reage ao movimento do telemóvel. O objetivo? Tornar os perfis mais interativos, dinâmicos e apelativos.

“Com a tecnologia que é capaz de captar a distância entre a pessoa e o primeiro e o segundo plano, as fotografias em 3D dão vida às cenas com profundidade e movimento”, lê-se no comunicado oficial da rede social. Porém, e embora as fotografias que sejam carregadas com este novo efeito passem a ganhar a nomenclatura 3D — a verdade é que não serão totalmente tridimensionais. 

É que apesar de permitir a visualização de diferentes ângulos e inclinações, há certos movimentos que, quando efetuados, não terão qualquer efeito na imagem.

3D Photos Now Rolling out on Facebook and in VR

Today we're starting to roll out 3D photos in both News Feed and VR. 3D photos bring scenes to life with depth and movement. Simply take a photo in Portrait mode using your compatible dual-lens smartphone, then share as a 3D photo on Facebook where you can scroll, pan and tilt to see the photo in realistic 3D.Everyone will be able to see 3D photos in News Feed and VR today, and the ability to create and post 3D photos starts rolling out today to some users, and will be available to everyone in the coming weeks. Learn more here: http://bit.ly/2Pu0Bsr

Posted by Facebook 360 on Thursday, October 11, 2018

A forma de utilização não podia ser mais simples: quer esteja a utilizar telemóveis Android ou iPhone, basta que aceda à página principal do Facebook e carregue na caixa de texto que geralmente utiliza para partilhar uma publicação com os seus amigos. Por baixo da pergunta “Em que estás a pensar?”, carregue em “Foto” e de seguida escolha a opção “Foto 3D”.

Depois basta escolher uma das fotografias que gostaria de partilhar já modificada. Mas atenção: é que para que o filtro seja devidamente aplicado, é obrigatório que a fotografia tenha sido tirada através de telemóvel com pelo menos duas câmaras traseiras. Caso contrário, não será detetada pelo sistema do Facebook.

A fotografia em formato 3D que escolher pode depois ser visualizada em qualquer plataforma: computador, telemóveis e até mesmo equipamentos de realidade virtual como o Oculus Go ou o Oculus Rift.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]