Catarina Furtado é a cara de um novo movimento que tem como objetivo promover hábitos de alimentação saudável entre os portugueses. "À roda da alimentação" é uma espécie de plataforma de comunicação integrada, desenvolvida pelo cadeia de hipermercados Continente em parceria com a apresentadora, com diversas iniciativas para desmistificar e educar para bons hábitos alimentares. "Nós, portugueses, não comemos assim tão bem. A verdade é que à mesa portuguesa há mais daquilo que faz mal, do que o que faz bem e é aqui que eu me junto para ajudar a dominar o tema da alimentação", começa por dizer, Catarina Furtado, na sessão de apresentação.

"É um desafio que passou de uma preocupação particular, enquanto mãe, mulher e comunicadora para uma preocupação pública. Uma das minhas causas é a questão da alimentação saudável e a qualidade de vida que passou lá de casa cá para fora. Vou aprender mais coisas e traduzir para os portugueses aquilo que pode vir a ser uma mudança de hábitos e comportamentos", afirma nos primeiros minutos reservados para as perguntas.

Dorme pouco? Beber água pode ser a solução
Dorme pouco? Beber água pode ser a solução
Ver artigo

Hábitos de alimentação saudável não são uma novidade para a apresentadora. "Há hábitos que eu felizmente ganhei enquanto bailarina profissional, que me exigiram uma disciplina que ainda hoje, apesar de já não dançar, está presente. O meu organismo pede-me que me alimente de 2h30 em 2h30 e esse é um hábito absolutamente vital", conta. Mas não é o único. Beber muita água também é essencial, algo tão óbvio e que muita gente esquece. Apesar de haver outros que vão constar no blogue de À roda da alimentação, assinado por ela, Catarina salienta estes que diz serem os seus principais hábitos alimentares.

Sabendo o quão atarefado pode ser o dia de uma mulher que para além de mãe, é comunicadora e embaixadora de tanta causa, Catarina tem sempre uma maçã ou bolachas integrais na mala, mas às vezes as circunstâncias em que encontra podem obrigar a desvios na dieta equilibrada que faz e que tanto estima. "Há dias em que não é fácil ser saudável, caso dissesse o contrário estaria a mentir aos portugueses e a eles eu não minto. Mas eu já me previno com uma lancheira com cereais, barritas e frutos secos, assim garanto que não passo muito tempo sem comer e sei que estou a comer coisas saudáveis".

Catarina Furtado come chocolate preto de vez em quando, sendo que a sua verdadeira tentação são os salgados, mas garante que o importante é haver um equilíbrio e que haja uma gestão sã e equilibrada, com uma consciência clara em termos informativos.

Jejum intermitente. Resulta? Funciona com todos? Especialistas explicam tudo
Jejum intermitente. Resulta? Funciona com todos? Especialistas explicam tudo
Ver artigo

Desde que foi convidada a embarcar neste desafio, a comunicadora não precisou de fazer grandes alterações na sua rotina. "Tenho apetite de saber sempre mais e nem sempre tive o conhecimento certo relativamente à alimentação porque até eu própria tinha mitos", afirma. Já sabe que bananas e batatas entram na dieta desde que seja equilibrada, em porções certas e que não se repitam em todas as refeições. Fora isso, confessa que já aprendeu a ler os rótulos das embalagens, algo que para tantos portugueses é uma tarefa tão complicada. Cerca de 70% dos consumidores já têm a preocupação de os ler, mas a apresentadora já deixou os 30% que não os conseguem perceber.

"À roda da Alimentação" vai contar com um programa de televisão a estrear no início do próximo ano, para, em conjunto com o blogue, Catarina Furtado aprender e educar os hábitos alimentares dos portugueses.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.