Micro skills. Deve ter sido uma das expressões mais ouvidas nas conferências do Web Summit, que se realizou em Lisboa no início deste mês de novembro. Cada vez mais, o mercado procura pessoas especializadas, competente nas suas áreas, especialistas, e quase nunca são as universidades e os cursos demasiado generalistas que oferecem estas competências. A aprendizagem pela experiência, pelo contacto com os melhores profissionais, acontece quase sempre apenas quando se entra no mercado de trabalho, ou em formações mais curtas que se vão fazendo.

Sabendo isso, a L’Oréal uniu-se à Oxy, que existe desde 2009, e, juntos, criaram a Oxy Academy, uma nova academia que pretende formar os melhores profissionais em variadíssimas áreas, com um foco grande em competências digitais, sobretudo influenciadores. A nova academia foi apresentada esta quinta-feira, 15 de novembro, ao final do dia, e vai funcionar nas instalações da L’Oréal, em Miraflores.

A academia, que ocupa um espaço de aproximadamente 700 m2, é aberta ao público e irá organizar workshops ou palestras, com durações variadas, onde os valores de inscrição andam entre os 60 e os 130€. As temáticas passam por diversas áreas do conhecimento, mas o foco é de 70% em digital, skill mais exigida atualmente dentro das empresas.

“Procuramos alavancar as nossas academias para incubadoras educacionais. De onde saíram talentos para a áreas de cabeleireiro profissional, agora sairão para outras áreas também”, explicou à MAGG Gonçalo Nascimento, Director da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal.

O espaço destinado ao Oxy Academy, situado em Miraflores, sede da L'Oréal Portugal

BB

“Não vamos dar só formações técnicas, queremos humanizar cada vez mais as pessoas. Temos mentorias, formações de nutrição e queremos expandir”, acrescentou Mónica Macedo, mentora do projecto na L’Oreál.

L’Oréal Professionnel cria um salão ao ar livre no cenário mágico dos Açores

O único requisito é ter vontade de melhorar as habilidades, e todos podem participar. Basta inscrever-se no site  e escolher o curso de preferência. Todos os temas abordados são ensinados por profissionais de sucesso das áreas de atuação.

Alguns dos cursos são:

  • Como Criar e Gerir um Blog, por Guilherme Duarte
  • eCommerce, por Marco Gouveia
  • Fotografia com Telemóvel, por Rute Obadia
  • Estratégia Digital, por Mónica Macedo

No futuro, a empresa tem como objetivo aumentar o número de cursos, como temáticas de Código e Programação ou cursos de Felicidade.