Corria o ano de 1995 quando várias modelos de pijama ou roupa interior pisavam uma pequena e discreta passerelle montada no Plaza Hotel, em Nova Iorque. A marca era pouco conhecida e dava pelo nome de Victoria's Secret. 20 anos depois, é um dos mais conhecidos nomes do universo da lingerie, sobretudo pelas figuras que exibem as peças — os anjos.

Está tudo diferente. A sobriedade do primeiro desfile foi substituída por um verdadeiro show, a que milhões de pessoas assistem atentamente, não tanto pelas peças apresentadas, mas por todo o aparato em torno disso. Há os espetáculos, com artistas convidados, há a música, as luzes, as serpentinas, purpurinas. É o mundo dos unicórnios e do algodão doce, habitado por mulheres lindas e sorridentes, que se passeiam em roupas reduzidas e com asas de anjo — muitas das quais desfilam também para as marcas de alta costura.

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, a Victoria's Secret apresenta a sua nova colecção — a transmissão televisiva só acontecerá a 2 de dezembro. Já se sabe que Elsa Hosk foi a escolhida para desfilar o habitual sutiã milionário — o Fantasy VS Braw (custa 1 milhão de dólares, aproximadamente 900 mil euros) — e que entre as atuações vão estar Bebe Rexha, The Chainsmokers, Halsey, Kelsea Ballerini, Rita Ora, Shawn Mendes e The Struts. Vão desfilar 61 modelos, entre as quais Kendal Jenner, Sara Sampaio, as irmãs Haddid ou Lais Ribeiro.

A propósito do evento, relembramos modelos que desfilaram para a marca norte-americana desde a década de 90.

Década de 90

1995, Plaza Hotel de Nova Iorque, Estados Unidos. Começa aqui a história daquele que vem a ser o desfile de moda mais exuberante do mundo. Nesta década, Naomi Campbell, Claudia Schiffer e Tyra Banks fazem parte das modelos que mostram a colecção da marca. É em 1998 que surgem, pela primeira vez, as famosas asas. É também neste ano que o evento começa a assumir formas mais semelhantes às de hoje, adaptadas à sobriedade da década, claro. Em 1999, o protagonismo das asas ultrapassa o da lingerie.

Novo milénio

O tamanho das asas aumenta. As modelos são oficialmente anjos. Seal canta para Heidi Klum, com quem estava casado, na altura. No novo milénio Gisele Bunchen afirma-se como uma das modelos mais famosas do mundo e, mais tarde, chegam Miranda Kerr, Alessandra Ambrosio ou Adriana Lima.

A partir de 2010

Vivem-se os tempos dos influenciadores digitais, dos seguidores, do Instagram. A passerelle começa a ser ocupada pelas "It" girls. Ainda é cedo para saber quem são os nomes mais icónicos da década, mas já temos algumas suspeitas e nelas inserem-se membros do clã Haddid, Kardashian e ainda a portuguesa Sara Sampaio.