Lisboa, Coimbra, Leiria e Porto são as cidades abrangidas pelo novo serviço de mobilidade intercidades, criado pela startup portuguesa Yoyoloop. Com dez carrinhas, com capacidades para cinco pessoas e motorista, apresenta-se como um mercado de viagens premium, uma solução cómoda e económica para circular dentro de Portugal e uma alternativa a voos ou viagens de comboio.

Há quatro destinos e várias rotas. Com especial aposta na ligação entre Lisboa e Porto, há viagens entre todas as cidades abrangidas pelo serviço, excepto em Leiria, que é apenas ponto de partida e de chegada para percursos com destino ou partida de Lisboa.

Uma das vantagens do serviço é que disponibiliza várias zonas onde o passageiro pode começar ou terminar a sua viagem. Em Lisboa, por exemplo, a Yoyoloop passa pelas Amoreiras, pelo Campo Grande, Gare do Oriente, Marquês do Pombal ou Sete Rios. No Porto, pela Casa da Música, pelo Gaia Shopping, Norte Shopping, Trindade e Avenida da Boavista. Em Leiria só há uma paragem: Largo da República. Por último, em Coimbra, o serviço de mobilidade passa pela Avenida Fernão Magalhães e pela Portagem.

Abriu o primeiro cowork tecnológico de realidade virtual em Portugal
Abriu o primeiro cowork tecnológico de realidade virtual em Portugal
Ver artigo

A funcionar através de uma plataforma digital, além do conforto (as carrinhas têm wifi, o que também permite trabalhar), a empresa pretende promover viagens mais rápidas ao eliminar tempos de espera em aeroportos e estações, sustentáveis e com possibilidade de networking.

"A YoYoLoop nasceu da necessidade de garantir viagens entre cidades mais confortáveis, fiáveis e sustentáveis, a um preço 70% inferior ao uso individual do automóvel, sem os constrangimentos de horários e locais de partida e chegada normalmente associados às deslocações de avião e de comboio", diz Ricardo Jorge, CEO e fundador da empresa. “Cada deslocação pode também tornar-se também num momento de networking entre profissionais de diferentes empresas, aproveitando o ambiente mais recatado e confortável de uma viagem premium entre as principais cidades portuguesas e os seus respetivos ecossistemas."

A Yoyoloop funciona, por enquanto, em dias úteis, com maior fluxo de partidas em Lisboa e no Porto. Mas tudo isto pode vir a sofrer alterações, consoante as necessidades dos clientes. "O nosso objetivo passa por ter uma rede multipolar nas principias cidades portuguesas. Temos tido muitas solicitações e estamos a analisar outros fluxos. Gostávamos de abrir o serviço brevemente, numa perspetiva de as cidades estarem todas ligadas entre si."

A longo prazo, prevê-se que sejam adicionadas cidades à rota da startup, como é o caso de Aveiro, Viseu e Braga. O fim de semana também começa a ser considerado. "Queremos acrescentar serviço no fim de semana, numa vertente mais de lifestyle, com viagens para um grupo de amigos que querem ver um jogo de futebol noutra cidade ou uma família que quer passear, por exemplo", diz, acrescentando: "E assim que for possível, queremos passar para carros elétricos."

Os preços das viagens da Yoyoloop variam e devem ser adquiridos online. De Lisboa a Leiria, por exemplo, custam a partir de 16€. Já para o Porto, o trajeto mais distante, tem o valor de a partir 39€.